5 vantagens do dimensionamento de frota que você precisa conhecer

original-1fa29b0d85c0847a1a34c26faae81434-780x450

É fundamental ajustar o tamanho da frota e os veículos disponíveis às necessidades de mobilidade do negócio. Esse cuidado garante que os processos se desenvolvam com eficiência e ajuda a diminuir e a evitar desperdícios. Mas dimensionar frotas não é uma tarefa tão simples.

O dimensionamento de frota é um processo que busca aprimorar e planejar todas as atividades relacionadas ao transporte da empresa por um período específico. Para o cálculo correto, é necessário analisar determinados critérios, como conhecer os veículos, as demandas da empresa, as rotas e os imprevistos.

A dimensão correta da frota é importante por diferentes motivos e, neste artigo, mostraremos 5 vantagens em fazer isso!

1. A maior agilidade

A partir de uma análise detalhada das rotas, é possível otimizar tempo e produtividade nas operações de deslocamento. Significa que, ao dimensionar os trajetos e os tipos de rodovias que são recomendados para os veículos disponíveis, o gestor consegue mais rapidez nos processos de entrega e em outras atividades. É importante que esse dimensionamento seja atualizado sempre que necessário.

A avaliação das melhores rotas permite verificar as condições de cada estrada, do tráfego, da acessibilidade, o que favorece o motorista do veículo e a empresa, pois ambos ganham em rapidez logística e segurança.

2. A redução de custos

A redução de custos é outra importante vantagem do dimensionamento de frota. Ficar com uma parte da frota parada representa gastos desnecessários, ou seja, desperdício de dinheiro. Se a empresa conta com frota própria, essa situação ainda é mais grave, já que os carros são produtos que passam por grande depreciação.

Gestores que escolheram a terceirização da frota ou a locação dos veículos precisam assumir os prejuízos sempre que o dimensionamento não é feito ou é mal calculado. No entanto, a situação pode ser contornada com mais facilidade, realizando um planejamento estratégico mais eficiente.

O dimensionamento favorece a otimização das despesas relacionadas à manutenção. Definindo os veículos corretos conforme a operação que será efetuada, o gestor consegue conservar a integridade da frota e evitar alguns imprevistos. Por isso, é da máxima relevância determinar o total ideal de carros para cada tarefa.

3. A maior precisão de cálculo

O cálculo do total de viagens que as operações efetuam diariamente oferece parâmetros e dados acessíveis sempre que for preciso tomar decisões diversas, como a ampliação ou redução da frota.

Saber a quantidade de viagens para o transporte de uma quantidade X de produtos é importante porque, além de definir o total de veículos, ajuda a evitar atrasos, o que acaba provocando a insatisfação do cliente e pode comprometer a imagem da empresa.

4. A redução do risco de acidentes

O dimensionamento de frota ainda diminui os riscos de acidentes. Ainda é um fato que, se sentindo pressionados, os funcionários acabem ultrapassando os limites máximos de velocidade e/ou de carga. Essa ação irresponsável pode ter graves consequências, prejudicando a segurança da operação.

Em tempos de logística 4.0, não é admissível que, pela falta de um planejamento estratégico adequado, a segurança, que é um quesito prioritário, seja deixada de lado. Não adianta fazer de tudo para cumprir metas se não existem parâmetros e se as prioridades não são respeitadas.

A catalogação dos veículos e as especificações técnicas contribuem para evitar os riscos de acidentes que envolvem o excesso de carga e de velocidade, além de evitar que a frota se desloque sem suporte por rotas em rodovias perigosas.

5. A diminuição da ociosidade

A redução de ociosidade também é um efeito positivo do dimensionamento de frota, pois evita que os motoristas fiquem sem ter o que fazer, o que é prejudicial tanto para eles quanto para as empresas.

Se eles ganharem por produção, estarão perdendo a oportunidade de ganhar dinheiro. Caso sejam funcionários contratados com salário fixo, a empresa está tendo prejuízos na medida em que paga por horas ociosas.

Vê-se, dessa forma, que o dimensionamento de frota só traz benefícios, melhorando os resultados do negócio. É uma estratégia logística de grande importância para reduzir despesas e desperdícios e otimizar o tempo e a produtividade.

Gostaria de receber dicas e informações atualizadas em seu e-mail? Cadastre-se na newsletter — é rápido e fácil!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios