Planilha de controle de frota: existe uma alternativa diferente?

Como você já sabe, gerenciar o cotidiano logístico não é uma tarefa fácil. Afinal, estamos falando de uma operação super exigente, carregada de informações, detalhes e estatísticas. Sendo assim, preparamos este post para falar de algumas abordagens que podem contribuir no seu dia a dia, a começar pela planilha de controle de frota.

O nosso objetivo é demonstrar como essa ferramenta pode agilizar as rotinas e acompanhamentos da sua operação, mas vamos apresentar também uma solução alternativa, que entrega mais eficiência, velocidade e otimização. Não perca tempo e acompanhe!

O que é uma planilha de controle de frota?

A planilha nada mais é do que uma interface de controle de dados, que pode ser utilizada nos principais softwares do mercado, tais como Microsoft Excel, Apple Numbers e Google Sheets.

Nesse sentido, o objetivo de uma planilha de controle é registrar e acompanhar as informações variáveis nas operações de transporte. Quer um esxemplo? Então, conheça algumas estatísticas monitoradas com essa ferramenta:

  • controle do abastecimento: registra quilometragem, litragem e valor abastecido pelos motoristas em diferentes pontos;
  • controle da manutenção: anota a data e o procedimento realizado em diferentes intervalos, facilitando a obediência ao calendário de revisões;
  • controle das operações: lista o status e o progresso de cada operação de transporte, informando seus detalhes, como destino, motorista responsável e carga em questão.

Qual é sua finalidade?

Como pôde ver acima, as três funcionalidades básicas de uma planilha estão focadas no controle operacional, em uma tentativa de entregar maior previsibilidade e poder de decisão para o supervisor da frota. No entanto, as planilhas contam com algumas vulnerabilidades, a começar pelo processo de preenchimento.

A menos que você desenvolva uma planilha robusta, programando fórmulas para a captação automática de dados em um servidor externo, todo o processo de atualização do arquivo precisará ser realizado manualmente. Para isso, o gestor deverá dedicar seu tempo para preencher as células, ou pelo menos atribuir essa responsabilidade a outro funcionário.

Por conta desse delay entre o preenchimento e o entendimento dos dados, a planilha acaba não sendo a melhor opção para a atualidade, em que se exige uma postura mais imediata e reativa — o que, em nossa visão, só é possível ao utilizar sistemas atualizados em tempo real.

Existe uma solução alternativa?

Felizmente, a resposta é sim! Afinal, a inovação tecnológica deu origem a inúmeros sistemas que possibilitam a profissionais multitarefas como você controlarem a frota de maneira inteligente e dinâmica, por meio de processos orgânicos e automatizados.

Como toda solução informática, os softwares focam na automatização de tarefas. No caso da gestão de frotas, isso é percebido ao eliminar o preenchimento dos dados, que passam a ser coletados automaticamente, com sensores instalados nos veículos, observando variáveis como abastecimento, velocidade e localização.

Quais são os benefícios de um software especializado no controle e gestão de frotas?

Os aplicativos de controle de frota estão disponíveis para download e permitem que você faça a gestão dos veículos da empresa online, por meio da tela do seu celular, sem precisar se preocupar em ficar preenchendo dados manualmente. Assim, você não perde tempo com a parte burocrática da empresa, ficando livre para realizar negócios e cumprir os objetivos estratégicos, além de contar com outros benefícios — que você confere a seguir.

Parametrização das regras de abastecimento

Em geral, carros de frota possuem utilizações distintas, rodando diferentes quilometragens por dia. Controlar o abastecimento de cada um e cuidar também do consumo são um desafio para quem só possui uma planilha de controle.

Um aplicativo possibilita que o controle do abastecimento seja individualizado de forma automática, estabelecendo regras de parametrização que permitem acompanhar o consumo e o desenvolvimento de cada veículo.

Geração de relatórios inteligentes

Os relatórios de controle são importantes não apenas para questões ligadas ao consumo, mas também para aspectos referentes ao desenvolvimento e à manutenção de cada veículo. Você pode gerar relatórios personalizados quando quiser, sem precisar esperar o final do mês para fazer um estudo completo por meio da planilha de controle de frota.

Facilidade de integração com o sistema ERP

Empresas modernas e antenadas têm apostado cada vez mais em sistemas ERP (Enterprise Resource Planning). Trata-se de um software que reúne todas as informações organizacionais, dados e processos vitais para o negócio, em um único ambiente, facilitando a gestão e a tomada de decisões.

Os aplicativos de controle de frota podem integrar-se ao sistema ERP, o que gera um banco de dados único que favorece a gestão empresarial. Assim, esses aplicativos buscam o melhor resultado possível com o uso dos veículos da frota.

Coleta e auditoria de dados absolutamente segura

Enquanto as planilhas são preenchidas manualmente, os aplicativos coletam e auditam os dados automaticamente, com 100% de garantia de fidedignidade. Com isso, você pode mapear os gastos da frota nos últimos meses, aferindo o valor real de cada carro para a sua empresa.

Rastreamento e monitoramento

O fato de trabalhar online dá ao sistema a possibilidade de oferecer serviços como o de rastreamento e monitoramento da frota. Além da questão da segurança, o monitoramento online contribui com a logística, uma vez que é possível identificar rotas alternativas, desviar de bloqueios e fugir de situações que possam colocar em risco tanto o motorista quanto o veículo.

Esse monitoramento garante a melhoria do serviço prestado pela sua empresa, uma vez que os processos ganham mais agilidade e segurança.

O que considerar na escolha de um software?

A escolha de uma boa plataforma depende de três pontos básicos: a reputação de mercado, o suporte técnico e a compatibilidade operacional. Abaixo, explicamos cada um desses aspectos.

Reputação de mercado

Aqui, não existem segredos. A reputação de uma marca é inerente à qualidade de seus produtos e serviços prestados ao consumidor. Por isso, encontrar uma boa desenvolvedora, comprometida com a qualidade de seus resultados e que seja experiente no seu ramo, é determinante para o sucesso dessa parceria.

Suporte técnico

Em um mundo ideal, a utilização do suporte nunca é algo esperado, pois o objetivo é que tudo funcione perfeitamente. No entanto, em casos de dúvidas ou até mesmo problemas, é fundamental que você conte com uma empresa com disponibilidade, pronta para ajudar você sob qualquer circunstância.

Compatibilidade operacional

Por último, e talvez mais importante, está a compatibilidade do software de gestão com a sua rotina. Afinal, ele deve atender suas exigências, cobrindo qualquer desejo por estatística, resultado ou funcionalidade. Assim, você tem a certeza de que está contratando uma ferramenta útil para a sua empresa.

Viu só como existem alternativas à tradicional planilha de controle de frotas? A tecnologia veio para ficar a para auxiliar na gestão dos negócios!

Se quiser saber mais informações sobre este ou outros temas relacionados, assine a nossa newsletter agora mesmo!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios