Como melhorar a abordagem ao cliente no posto de gasolina?

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A abordagem ao cliente é um aspecto muito importante para o sucesso de um negócio e fidelização do público. Com postos de combustível, não é diferente. Mais que uma frase de efeito, o velho clichê de “atender bem para atender sempre” é um resumo de empresas que sabem reconhecer seu principal capital: o cliente.

Mas isso não significa apenas receber o público de forma simpática e educada. Saber como abordar o motorista e atender as necessidades que nem ele sabia que tinha é o que, de fato, fará o posto se diferenciar da concorrência.

Por isso, criamos um guia prático de como fazer uma abordagem eficiente e que impactará a receita do seu posto de forma positiva. Boa leitura!

A importância de uma boa abordagem ao cliente

Existem, basicamente, dois tipos de público que frequentam um posto de combustível: o que está de passagem e o recorrente. A abordagem correta consegue aproveitar o melhor dos dois, pois, ao recepcionar bem um motorista, as chances de venda e fidelização aumentam.

Como melhorar a abordagem ao cliente

Por meio de quatro passos, é possível melhorar o atendimento ao público. Confira abaixo!

1. Treine toda a equipe do posto

Para uma abordagem mais alinhada, é preciso que todos que trabalham no posto sejam treinados, desde o frentista até o caixa. 

Para isso, monte um roteiro de abordagem e venda, incluindo formas de saudação no primeiro contato, em que momentos oferecer outros serviços, se é possível indicar que o pagamento seja feito com aplicativos para abastecimento, apresentar o programa de fidelização e como encerrar o atendimento.

Ao elaborar este roteiro, seja detalhista. Assim, a equipe saberá exatamente como agir, e você poderá avaliar o que está dando certo e o que precisa mudar. Além disso, esse guia será útil para treinar com facilidade novos funcionários.

2. Ofereça serviços adicionais

Durante a montagem do roteiro de abordagem, deixe claro em quais momentos o frentista deve oferecer alguns serviços ou produtos. Por exemplo, após o abastecimento, pode-se checar o óleo como cortesia e aconselhar a troca ou só mostrar ao motorista que tudo está bem, para ele seguir sem preocupações.

Faça esse mesmo exercício para outros serviços e produtos, como aditivo, fluido para freio, calibragem e limpeza dos espelhos e vidros do veículo.

3. Tenha agilidade

Fazer um bom atendimento não significa ficar horas com o mesmo cliente. Até por isso, é importante contar com o roteiro de abordagem. Afinal, assim, o atendente poderá seguir os passos e ser mais eficiente. Faça testes com a equipe para ajustar o tempo de cada interação.

4. Ouça o cliente

Ao final do atendimento, é sempre bom perguntar se o cliente está satisfeito, se sentiu falta de algo ou se tem alguma sugestão. Você pode implementar um sistema simples de pesquisa de satisfação no posto e selecionar alguns clientes para fazer um questionamento mais profundo sobre como enxergam o seu posto.

Isso pode ser feito presencialmente ou por telefone. Ofereça um serviço como cortesia pela participação.

Os benefícios de uma boa abordagem

Quando a abordagem ao cliente é feita de forma cuidadosa, a reputação do posto aumenta, atraindo mais clientes e gerando mais vendas. Para potencializar essa conquista, crie um perfil da empresa no Google. Assim, as pessoas podem deixar boas avaliações, que serão mostradas aos motoristas de passagem pelo local.

Como você viu, a abordagem ao cliente é uma prática que requer apenas organização e planejamento para dar grandes resultados. Para receber mais dicas de como melhorar o atendimento e aumentar as vendas com boas estratégias, assine a nossa newsletter no menu à direita!

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