Automatização de processos no transporte: veja os benefícios e como fazer

4 minutos para ler

Todas as empresas perseguem um objetivo: aumentar a eficiência de seus procedimentos. Afinal, a produtividade sempre poderá ser revertida em lucros e investimentos, ambos necessários ao crescimento de uma organização.

Considerando isso, explicamos neste conteúdo algumas soluções para a automatização de processos. Confira agora as respostas às suas curiosidades relacionadas ao tema!

O que é a automatização de processos?

É uma metodologia que integra uma grande quantidade de dados sobre uma operação. Empresarialmente, ela sempre será implementada para aumentar a eficiência das atividades. A exemplo de uma transportadora, na qual os gestores de frota precisarão confrontar uma infinidade de dados, como abastecimentos, rotas, horários, multas, cargas, burocracias, entre outras.

A esse profissional e sua empresa, a automatização surge como uma oportunidade de informatizar e integrar todas essas informações, por meio de controladores de abastecimento, pagamentos de frete, de pedágio e afins. Essas soluções existem nos mais variados segmentos da economia, potencializando o trabalho dos gestores e a produtividade das empresas.

Quais os principais benefícios da automatização?

No segmento das frotas e transporte de cargas, a automatização consegue comprovar sua eficiência. Portanto, considere que todos os benefícios abaixo são provenientes de empresas que passaram por essa transformação.

Listamos os benefícios por ordem de ocorrência, ou seja, após a automatização, a empresa começará a observar esses ganhos, que surgem em sequência, como em um efeito cascata. Entenda!

Padronização nos processos

Inicialmente, a empresa e todos os funcionários que lidam com o serviço passarão por um período de adaptação, aprendendo a utilizar as funcionalidades e a inserir as informações. Passado pouquíssimo tempo, o gestor da frota estará habituado com a solução.

Integração dos dados

Contando com uma solução competente, o gestor poderá visualizar com poucos toques ou cliques — smartphones ou computadores — uma série de informações sendo geradas em tempo real, como horários e localizações dos abastecimentos, rastreamento de unidades da frota, controle de velocidade, e muito mais. Tudo isso sendo gerado automática e simultaneamente ao trabalho do gestor e dos motoristas. O sistema estará coletando informações a todo momento, sempre disponíveis ao administrador.

Otimização do tempo

De início, considere apenas o tempo salvo pelo gestor, que outrora perderia na coleta e conferência de todas as informações do tópico acima. O administrador da frota ganha mais tempo para dedicar-se sobre o que realmente importa, analisando os relatórios gerados pelo serviço de automatização, desenhando as melhores rotas e cortando os desperdícios.

Aperfeiçoamento das decisões

Com tempo para estudar as melhores alternativas, o gestor poderá contar com a automatização para analisar relatórios e indicadores de todo tipo: conferindo transações realizadas nos abastecimentos dentro e fora das condições permitidas; valores gastos em função da litragem em períodos mensais e anuais; variação de gastos do mês corrente em função do anterior; bloquear o cartão de funcionários abusivos; bloquear a utilização em determinados postos, etc. Lembrando que essas são apenas algumas das funcionalidades e estatísticas disponíveis nessas soluções.

Aumento da produtividade

Em consequência das decisões mais assertivas, do tempo economizado e do corte de gastos, a empresa conseguirá aumentar a produtividade, realizando mais operações, fretes, investimentos, contratações, e por aí adiante.

Satisfação do cliente

Por fim, o cliente final é atingido com uma evidente melhoria nos serviços prestados. Afinal de contas, o controle minucioso das frotas e de seus motoristas, com melhores rotas e com maior otimização do tempo, resultarão na plena eficiência do atendimento sob qualquer prazo, por mais exigente que seja.

Todas essas vantagens podem ser atingidas com a contratação de serviços competentes e adequados à operação da sua empresa. Como exemplo, destacamos a própria CTF, que oferece soluções para a gestão de pagamentos dos frete, controle do abastecimento, cartões para o abastecimento e até mesmo, vales para os pedágios.

Você gostou desse tipo de conteúdo, detalhando os benefícios da automatização de processos? Gostaria de receber mais leituras informativas como essa? Então não perca a oportunidade e assine a nossa newsletter! Assim, você receberá nossas atualizações diretamente no seu e-mail.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-