5 boas práticas relacionadas ao meio ambiente para aplicar na empresa

4 minutos para ler

Você sabia que o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho? Sim, ele está chegando e representa uma ótima oportunidade de refletirmos sobre boas práticas relacionadas ao meio ambiente, tanto as individuais quanto as de sua empresa. Afinal, a cada dia tornam-se mais urgentes as atitudes sustentáveis por parte de todos nós.

Essas ações representam vantagens ao meio ambiente e às próprias empresas que as aplicam. Assim, a natureza se beneficia da sustentabilidade, e as companhias melhoram suas imagens no mercado.

Há uma série de medidas a serem tomadas a partir de hoje, nesse sentido, em sua rotina administrativa. Fique por dentro das 5 principais!

1. Veja boas práticas relacionadas ao meio ambiente e à água

Tratar e reutilizar a água é essencial. Empresas e indústrias vêm reutilizando esse fundamental recurso natural, tornando-o potável novamente para uso público. Isso ajuda a criar redes de colaboração, privilegiando tanto a empresa quanto as comunidades.

Daí a necessidade da devida eficácia de nossas estações para tratamento da água, assim como soluções inovadoras para tratamentos dos efluentes a custo menor e mais eficiente. A reutilização desse recurso mais frequente promovida pelas empresas é na captação de água das chuvas. Ela pode, depois, ser aplicada em diversas finalidades!

2. Realize o descarte adequado de seus resíduos sólidos

O mundo empresarial é o maior produtor de resíduos. Para resolver isso, há eficientes práticas relacionadas ao meio ambiente, como a reciclagem, coletas seletivas de lixo e economia nos consumos. Ainda, dispor e destinar devidamente todo o resíduo gerado, mantendo a atenção quanto às suas composições. Essa análise definirá que tipo de reciclagem será realizada.

Evite descartar os resíduos de sua empresa incorretamente na natureza. Isso provoca contaminações na água e no solo e outros males. Colete os lixos recicláveis, separe as lixeiras com produtos orgânicos e estabeleça pontos para descarte de baterias e pilhas. Tais materiais emitem um tipo de metal pesado que destrói o meio ambiente.

3. Apoie a criação de produtos de baixo impacto ambiental

Empresas que fornecem produtos sem altos impactos à natureza se tornam a cada dia mais comuns. Eles são feitos de elementos que não poluem tanto ou não agregam toxicidade. Outros são frutos de produções que prezam pela sustentabilidade e pela reciclagem.

Podem ser notadas outras boas práticas relacionadas ao meio ambiente no processo de criação dos produtos. Por exemplo, a redução nos consumos de energia no decorrer das fabricações, as racionalizações de embalagens e peças reaproveitadas.

4. Procure otimizar a gestão de combustíveis e economizar

Uma gestão otimizada de combustíveis está diretamente ligada ao corte de custos em empresas que lidam com frotas ou veículos de maneira geral. Um dos grandes gastos no transporte é o combustível. Então, para uma gestão de frotas mais sustentável, é imprescindível, primeiro, o máximo controle sobre os abastecimentos.

Quer reduzir seus custos e economizar mais? Procure conhecer a fundo, então, as relações quilometragens-consumos. Registre todos os abastecimentos. Hoje existem tecnologias e plataformas que controlam com total precisão os combustíveis utilizados. O que reduz a ocorrência de uma fraude ou desvio altamente prejudiciais à sua empresa.

Outras práticas relacionadas ao meio ambiente referem-se à reciclagem de óleo automotivo. Por meio dessa medida, você promove a reutilização dessa substância, caminhando a favor do meio ambiente e da sua economia. Evite desperdícios! Tenha mais controle do que é consumido pela sua frota e instrua devidamente os colaboradores.

5. Substitua o uso do papel por ferramentas tecnológicas

Reduza a utilização do papel. Com as tecnologias avançadas de que dispomos hoje, podemos gastá-lo bem menos. É uma forma de colaborar com a diminuição na emissão de gás poluente, sem contar a preservação das árvores. Caso seja imprescindível o uso do papel, opte pelos reciclados.

São muitas as boas práticas relacionadas ao meio ambiente que sua empresa pode assumir. A consciência sustentável traz inúmeros benefícios ao seu negócio. Nós, da CTF, somos uma grande referência em soluções inteligentes para o consumo de combustível. A tecnologia automotiva é um de nossos principais focos, conte conosco para ajudá-lo!

Esperamos ter solucionado suas dúvidas a respeito de práticas ecologicamente conscientes. Convidamos sua empresa a nos contatar e conhecer algumas soluções sustentáveis. Será um grande prazer atendê-lo!

Posts relacionados

Deixe um comentário