Quais são os caminhões mais vendidos no Brasil?

caminhões mais vendidos
3 minutos para ler

Uma das informações mais relevantes para quem trabalha com gestão de frotas é quais são os caminhões mais vendidos do país. Além de serem um indicativo de qualidade do mercado, é importante ficar atento aos modelos mais emplacados, já que os mecânicos especializados em manutenção de caminhões costumam se tornar experts nesses veículos.

Seja por sua capacidade de carga, economia ou potência — o que permite um desempenho melhor por parte da frota em larga escala —, alguns modelos se destacaram entre os mais populares do país ao longo de 2019, desde a categoria semileve até a pesada.

Aliás, o ano foi de crescimento no número de veículos emplacados, com um aumento de 33,2% em comparação com 2018, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).

Continue a leitura para conhecer os caminhões mais vendidos atualmente!

MB Sprinter 415

Com mais de 43% de participação de mercado no segmento de semileves, a MB Sprinter 415 foi a mais vendida da categoria em 2019. O veículo da Mercedes-Benz teve 2.381 unidades emplacadas ao longo do ano.

VW 9.170

A Volkswagen levou a medalha de ouro na categoria leve, com o VW 9.170. Foram nada menos que 3.411 unidades emplacadas no Brasil em 2019, o que representou mais de 30% do segmento. A economia de combustível aliada à boa capacidade de carga é o que mais desperta o interesse dos caminhoneiros no modelo.

Powered by Rock Convert

VW 11.180

A montadora alemã se destacou também entre os veículos médios. O VW 11.180 foi o mais vendido da categoria no ano, ficando com mais de 55% do mercado. Foram aproximadamente 4,6 mil unidades comercializadas. A possibilidade de carga de até 6,5 metros é um dos diferenciais da linha.

VW 24.280

Entre os semipesados, a Volkswagen também levou vantagem sobre a concorrência: o VW 24.280 foi o modelo mais vendido da categoria em 2019. O caminhão ficou com aproximadamente 15% do mercado, emplacando mais de 3,7 mil unidades. A potência de até 277 cavalos e pico de 2.300 RPM é um dos atrativos para motoristas profissionais.

Scania R450

Dono de pouco mais de 10% do mercado de pesados no Brasil, o Scania R450 foi o segundo caminhão da categoria mais vendido no país em 2019. No total, foram aproximadamente 5,3 mil unidades emplacadas. O veículo se destaca pelos 450 cavalos de potência e pico de 1.900 RPM.

Volvo FH 540

Com mais de 7,2 mil unidades emplacadas em 2019, o Volvo FH 540 abocanhou nada menos que 14% do mercado de veículos pesados no Brasil no ano passado. Foi o caminhão mais vendido da categoria, consequência da popularidade do possante junto aos motoristas. O FH 540 já havia sido reconhecido como o caminhão do ano no Prêmio Lótus de 2019. A linha FH tem mais de 25 anos de mercado e conta com a plena confiança dos profissionais brasileiros.

A cada ano, novos modelos surgem no mercado e podem ocupar o topo do ranking de caminhões mais vendidos em suas respectivas categorias. Por isso, é fundamental se manter sempre atualizado, para que a gestão de frotas seja a mais eficiente possível no seu negócio. Afinal de contas, esse é um dos fatores mais decisivos para qualquer empresa!

Para continuar bem informado, que tal ler nosso artigo sobre fraudes em caminhões? Confira!

Você também pode gostar

Deixe um comentário