Cartão abastecimento: como escolher o melhor para sua empresa?

7 minutos para ler

Gerir uma frota, seja pequena ou grande, sempre será sinônimo de atenção aos gastos. Afinal de contas, os veículos são passivos financeiramente, pois mesmo quando fundamentais ao exercício de uma empresa, continuarão onerando despesas durante seu funcionamento.

Por isso, torna-se importante discutirmos o cartão abastecimento, uma solução fundamental no monitoramento e corte de gastos. Interessado no tema? Então, embarque nesta leitura!

O que é o cartão abastecimento?

Tecnicamente, os cartões abastecimento funcionam de maneira semelhante aos cartões pré-pago, em que as empresas os carregam com determinados valores, arcando com as despesas de combustível dos funcionários que compõem a frota. Você até pode se perguntar “mas então, por que não utilizar um simples cartão pré-pago?” A resposta está nas vantagens exclusivas aos cartões abastecimento!

Quais são os benefícios desse cartão às empresas?

O cartão abastecimento adequado à sua empresa precisará reunir mais do que a mera funcionalidade de um cartão pré-pago. Entenda que ao confiar um contrato a uma operadora de gestão de pagamentos de frete, que seja confiável e reconhecida, você ganhará em eficiência operacional.

Afinal de contas, algumas dessas soluções conseguem identificar desperdícios e supostos desvios, apresentando relatórios pontuais da trajetória dos condutores. Outro benefício fundamental do cartão abastecimento reside nas parcerias com grandes redes de postos, garantindo melhores preços no litro do combustível sendo, portanto, uma vantagem indispensável às frotas com alta quilometragem mensal.

Vamos analisar alguns benefícios em detalhes, acompanhe!

Abastecimento seguro

Quando você adota o sistema do cartão combustível, há mais segurança no processo de abastecimento, já que o uso do cartão substitui a necessidade de dinheiro em espécie.

Desse modo, o motorista reduz sua exposição a perigos como as ações de assaltantes, pois não precisa levar consigo valores mais altos em espécie.

Além disso, o cartão abastecimento tem uma função determinada. Como funciona especificamente para o abastecimento, reduz de forma significativa a intenção de pessoas mal-intencionadas.

Controle de custos

De forma geral, o cartão abastecimento é usado em duas modalidades. Ele pode funcionar como cartão pré-pago ou como cartão de crédito.

Nos dois casos, é possível manter um controle otimizado sobre cada veículo da frota. Com o uso do cartão, você consegue ter melhor noção sobre os gargalos em relação aos custos. Ajudando a gerar relatórios mais precisos, o cartão combustível ajuda também nas tomadas de decisões por parte dos executivos.

Baseando-se em análises confiáveis, é possível transformar as projeções em passos firmes, com fundamentação em ocorrências reais e atualizadas em tempo real.

Acesso a descontos

O cartão combustível ainda permite que você tenha acesso a descontos significativos nos postos de abastecimento, pois existem duas partes interessadas. Uma delas é a administradora do cartão. Para captar e fidelizar clientes, ela costuma oferecer vantagens como bons descontos.

Há ainda as redes que trabalham com o combustível. Já que o cartão é garantido, os postos desejam atrair os usuários na medida em que oferecem preços melhores. Quando falamos de frotas, diferenças pequenas no preço podem ser bastante significativas no final do mês.

Otimização de processos

O cartão abastecimento também é útil para otimizar os processos, reduzindo questões burocráticas. Como o abastecimento é automatizado, não há necessidade de reembolsos, nem negociações de faturamento com os postos de combustível.

Desse modo, o funcionário se mantém seguro porque não tem que reunir notas de abastecimento, com isso a empresa consegue diminuir um processo em sua gestão, o que contribui para a otimização do tempo, tanto da própria gestão quanto das atividades dos condutores.

Usando o cartão, também se reduz o trabalho gerencial na ação de negociar. Para rotas mais longas, por exemplo, a demanda por melhores preços e melhores opções de pagamento se estende por todo o percurso. Por outro lado, quando a negociação começa na origem, ela é exclusiva e, por isso, gera mais eficácia.

Gestão de riscos

Você já deve saber o quanto é difícil controlar fraudes, principalmente em frotas de maior porte. Como ocorre em todos os setores, sempre existem profissionais que não se preocupam tanto em praticar ações idôneas. Nesse sentido, o cartão é um importante identificador de fraudes.

As fraudes podem ser decorrentes de negligência ou de má-fé. Enfim, você poderá se ver diante de discordâncias entre o valor usado no abastecimento e o total efetivo de combustível que é colocado no tanque. O uso do cartão abastecimento permite que esses pontos sejam verificados, o que evita fraudes e problemas no percurso.

Quais fatores considerar na escolha do cartão adequado?

Certo! Agora que você já conhece as características de um cartão abastecimento, chegou o momento de conhecer os principais critérios durante a escolha da solução ideal. Confira!

Acessibilidade

De nada adianta se os seus funcionários tiverem um cartão para abastecer, se a rede de postos conveniadas é pequena, distante ou pouco confiável. Sendo assim, priorize as soluções que contam com uma vasta rede de atendimento em todo o território nacional, garantindo que o caminhoneiro esteja amparado por um combustível de qualidade e com preços acessíveis ao seu orçamento.

Mobilidade

Hoje em dia, todos convivemos imediatamente próximos dos celulares e suas funcionalidades. Por isso, é recomendável priorizar uma solução de cartão abastecimento que entregue essa mobilidade, garantindo que você possa controlar e monitorar os gastos da frota diretamente do seu smartphone, seja este um dispositivo Android ou iOS.

Controle

Priorize alternativas que proporcionem um excelente controle estatístico! Para garantir que a sua operação logística seja enxuta, você precisará contar com o auxílio de inúmeros indicadores.

A exemplo, poder visualizar rapidamente valores gastos por litro, filtrados por mês, ano e afins. Além disso, cartões de abastecimento mais completos podem entregar a possibilidade de bloquear sua utilização em alguns postos, horários, ou do cartão como um todo.

Eficiência

O termo “eficiência” está relacionado a cumprir a finalidade a que se propõe da melhor forma possível. Sendo assim, um cartão eficiente deve contar com acessibilidade, mobilidade, permitir um controle otimizado. Você pode considerar também itens agregados que tenham sentido para o seu negócio, como manutenções inclusas no pacote, cartões pré-pagos, recolhimento das notas fiscais, pagamento das despesas com deslocamentos e outros benefícios.

Nos serviços que o cartão abastecimento pode cobrir, você pode analisar se existem ofertas do tipo assistência 24 horas no caso de panes ou acidentes, lavagem do veículo, se existe uma central de atendimento ou chat disponível para emergências, os horários de funcionamento, além de outras coisas.

O cartão CTF Abastecimento, por exemplo, proporciona controle total e gestão inteligente dos processos de abastecimento de sua frota. Registra quantos quilômetros o veículo rodou e a quantidade de combustível abastecido e os valores gastos. Elimina, dessa forma, eventuais desvios de rota e o desvio de combustível.

Enfim, quanto mais completa a solução de cartão abastecimento, maior será a eficiência da sua frota, pois você cortará os desperdícios pela raiz, coibindo os desvios na fonte e controlando ativamente os gastos da sua empresa.

O que achou do texto? Se você gosta do conteúdo do nosso blog, precisa acompanhar as próximas postagens. Aproveite que está em nossa página, assine a nossa newsletter e siga a CTF no Facebook e no LinkedIn! Dessa forma, você recebe uma notificação a cada atualização!

Posts relacionados

Deixe um comentário