Entenda agora como a transformação digital impacta a logística

3 minutos para ler

“Como se fosse mágica”: essa é uma expressão que define os impactos da transformação digital na vida de todos as pessoas. Afinal de contas, todas as soluções descendentes dessa revolução se tornaram fundamentais ao nosso dia a dia.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para discutir esse conceito e, como sempre, conectá-lo ao nosso universo: a gestão de frotas e operações logísticas. Nesta leitura você descobrirá mais sobre esta transformação, compreendendo o impacto dela no seu exercício profissional. Acompanhe!

A transformação digital

Podemos dizer que essa transformação foi equivalente à revolução industrial, sobretudo pela sua dimensão, velocidade e impacto em escala global. No entanto, embora grandiosa, essa revolução moderna tende à transparência, com poucas pessoas se dando conta dela.

Mas por que isso acontece? Pelo fato de que o universo digital é silencioso e, em certa proporção, oculto. Quer alguns exemplos práticos dessa transformação na sua vida pessoal? O mais evidente está em nossa comunicação rápida, eficiente e implacável, por meio de aplicativos em nossos smartphones. Esses dispositivos, na realidade, são os maiores símbolos dessa revolução.

Caixinhas eletrônicas em que exercemos boa parte de nossas vidas, atendendo às necessidades de comunicação, relacionamento, entretenimento e interação. Mas como o digital, a internet, a computação e o virtual impactam o cotidiano da gestão de frotas? Descubra a seguir!

Os impactos no setor logístico

Sendo um gestor, você já está familiarizado com a máxima de que “informação é poder”. É uma verdade inabalável na administração de frotas, em que tempo, dinheiro e organização convivem em uma tensa relação.

Por isso, imagine os tempos sombrios em que os gestores administravam frotas de 10, 20 ou 30 unidades só na base do papel e caneta. Agora, confira como a revolução digital impactou esse setor!

Monitoramento

O acompanhamento de veículos em tempo real se tornou uma realidade, combinando dispositivos de rastreamento e um celular, hoje pode-se acompanhar o trajeto, velocidade e consumo de cada unidade da sua frota.

Comunicação

A integração com a equipe também recebeu muitos pontos em agilidade. Atualmente, pode-se comunicar qualquer orientação por meio dos celulares, alterando o desfecho da operação logística com baixo tempo de resposta.

Eficiência

Utilizando serviços de auxílio à gestão da frota é possível poupar muito dinheiro com um cronograma adequado à manutenção das unidades, evitando as falhas inesperadas e as manutenções corretivas, que causam prejuízo no orçamento e a ociosidade da operação.

Para cada um desses exemplos, existe uma alternativa automatizada, que garante a otimização da sua atividade logística. Há empresas com ampla experiência e renome no mercado por oferecer as melhores soluções para o controle dos abastecimentos — e é elas que você deve escolher como parceiras.

Abraçar a revolução digital é fundamental para o gestor moderno. Afinal, apenas com soluções tecnológicas se conseguirá extrair a melhor performance possível da sua empresa. Por isso, não hesite em buscar ferramentas de eficiência para o seu exercício.

Gostou desse artigo destacando o impacto da transformação digital no setor logístico? Então aproveite o seu interesse no tema para ler nosso conteúdo sobre a automatização de processos, aperfeiçoando sua operação!

Você também pode gostar

Deixe um comentário