Como economizar combustível: tudo que você precisa saber

4 minutos para ler

A gestão de frotas engloba uma grande variedade de indicadores determinantes para as decisões dos responsáveis. Um dos principais desafios encarados pelos gestores está em cortar gastos de maneira equilibrada, sem prejudicar a produtividade. Sendo assim, as principais iniciativas do setor são aquelas que atacam os desperdícios, como economizar combustível.

Pensando nisso, preparamos este post com as principais curiosidades do tema. Afinal, você sabe qual a importância de uma condução econômica para os veículos da frota? Caso esteja interessado em aprimorar esse fator na sua empresa, essa é sua chance. Acompanhe!

Qual a importância de uma condução econômica?

Existem dois pontos que fundamentam essa condução. A primeira justificativa é a redução do consumo. Em meados de 2018, acompanhamos o desenrolar da paralisação dos caminhoneiros, que reivindicavam a estabilização no preço do combustível. Em meio às flutuações desse mercado, todo litro economizado corresponde a uma cifra positiva no orçamento da empresa.

O segundo fator consiste na extensão da vida útil do veículo. Perceba que uma condução mais sensata exigirá menos do conjunto mecânico. Consequentemente, postergará o desgaste dos componentes internos.

Como economizar combustível?

Vale ressaltar que reduzir o consumo da frota não será resultado de uma prática isolada. Na realidade, você deve conscientizar a sua equipe com inúmeras orientações, garantindo que esse conjunto de práticas se transformem na redução desejada. A seguir, veja algumas dicas!

Calibrar os pneus quinzenalmente

Lembre-se de que os pneus murchos aumentam sua área de contato com o solo e, por consequência, sua resistência ao deslocamento. Com isso, exige-se mais esforço do motor, que acabará consumindo mais para compensar o atrito adicional.

Conduzir de maneira sensata

Como apontamos anteriormente, quando o motorista conduz de forma sensata, ele tem benefícios de curto, médio e longo prazo. São traços de uma condução econômica: trocar de marchas em rotações menores, respeitar os limites de velocidade da via, evitar acelerações desnecessárias com o veículo parado, entre outras similares.

Fazer manutenções e revisões

Todo conjunto mecânico, quando gasto, exigirá mais insumo para continuar operando. Portanto, para as máquinas, o desgaste é inversamente proporcional a sua eficiência. Sendo assim, certifique-se de que todas as unidades da frota façam corretamente as revisões programadas e manutenções preventivas, combatendo o desgaste dos componentes de maneira ativa e prolongando a eficiência dos veículos.

Planejar as rotas

Este é um “velho mandamento” no livreto do gestor de frotas. Afinal, conhecer as rotas é algo determinante no momento de identificar trechos congestionados, prejudiciais ao consumo, ao prazo e à produtividade da operação. Rotas fluidas e com menos circulação urbana garantem a aceleração linear que, estando em velocidade de cruzeiro, torna-se excelente para a autonomia do veículo.

Contar com soluções especializadas

Não importa o quão competente seja o gestor: ele dificilmente conseguirá levantar dados e confeccionar relatórios estatísticos tão rápida e precisos quanto um sistema integrado. Por isso, a nossa sugestão é que você busque um serviço que garanta o controle total sobre a sua operação.

Nesse cenário, o CTF Abastecimento é um sistema inteligente que automatiza todos os aspectos dessa gestão. Algumas de suas vantagens:

  • monitoramento em tempo real dos abastecimentos de cada unidade, apontando valor, quantidade, local e frequência desses eventos;
  • sistema que evita fraudes e desvios, seja da rota ou combustível;
  • controle de cotas e limites para cada funcionário da equipe.

Como vimos, saber como economizar combustível é uma característica indispensável ao gestor competente. Mas vale observar que nem sempre o jogo de cintura desse profissional bastará, uma vez que todas as empresas que alcançam seu ápice de produtividade, possivelmente contam com o auxílio de soluções automatizadas.

Agora que você conhece a nossa solução para gerir o abastecimento da sua frota, que tal entrar em contato conosco e conferir como podemos simplificar o seu cotidiano? Aguardamos você!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-