5 dicas sobre como economizar combustível que você deveria conhecer

Como economizar combustível
5 minutos para ler

Quem viaja a trabalho ou faz a gestão de frota na empresa sabe que um dos itens que mais pesam no frete é o combustível. Com as constantes altas no mercado e o trânsito pesado nas grandes cidades, saber como economizar nesse quesito é essencial para garantir maior competitividade da sua empresa.

Quer saber como rodar mais com o seu veículo gastando menos? Continue a leitura e descubra!

O impacto dos combustíveis no frete

O setor de logística é fundamental para o comércio. No Brasil, o frete terrestre é largamente utilizado, com veículos dos mais variados portes realizando o transporte de mercadorias para pessoas e empresas no território nacional. Em muitos casos, eles também são parte das rotas internacionais de cargas.

Portanto, para quem trabalha no ramo da logística, a administração no consumo de combustível deve fazer parte da planilha de custos de manutenção, junto com a própria manutenção da frota.

A preocupação tem foco objetivo: sem veículos em pleno funcionamento, não há prestação adequada de serviços, diminuindo o número de clientes e de negócios fechados. Sem saber como economizar combustível, o valor do frete aumenta e sua empresa perde vantagem competitiva.

A importância da economia no gasto com o combustível

Sabemos que economizar não é o único fator de sucesso para uma empresa no ramo dos transportes. Porém, é necessário reconhecer que ele pesa bastante na hora de fechar contrato. Portanto, o gestor de frotas precisa estar atento à qualidade do serviço prestado, às práticas para uma boa administração das atividades e aos gastos no abastecimento da frota.

No entanto, essa não é a única vantagem de controlar o uso de combustível. Como veremos a seguir, elas também implicam no modo de dirigir e na própria administração das rotas, buscando maneiras cada vez mais eficientes e baratas para seu negócio.

Dicas de como economizar combustível na frota

Como você já sabe do impacto do combustível no frete e os benefícios de pensar na economia, resta conhecer formas de colocar esse planejamento em prática. Veja, a seguir, como economizar!

1. Fazer manutenção preventiva

Um automóvel funcionando corretamente consome menos combustível. Velas gastas influenciam diretamente na quilometragem por litro (no caso dos motores a gasolina e/ou etanol).

A troca de fluidos e manutenção do sistema de resfriamento são igualmente importantes para manter o motor em pleno funcionamento, o mais próximo possível das especificações de fábrica.

2. Verificar pneus

Pneus rodando com calibragem inadequada pode acarretar em consumo maior do que o indicado para o modelo, assim como rodas desalinhadas e pneus sem balanceamento podem afetar a performance.

Não custa lembrar que rodar com carga maior do que a capacidade, além de aumentar o consumo, causa outros danos, aumentando a chance de quebra de peça ou sistemas e diminuindo a vida útil do veículo.

3. Estabelecer rotas

Roteirizar os trajetos permite que você saiba a quilometragem e, a partir das informações de consumo do automóvel, fica fácil prever custos de abastecimento. Portanto, para saber como economizar combustível, escolha o trajeto mais adequado, considerando distância, conservação das vias, velocidade média e números de pedágio.

4. Adotar as melhores práticas de direção

Os motoristas também fazem parte da equação da economia. Acelerações desnecessárias, a utilização inadequada das marchas e o uso excessivo da embreagem, por exemplo, são fatores que impactam diretamente sobre o gasto.

Promover treinamentos e cursos de atualização e reciclagem são maneiras eficazes para transformar os motoristas da frota em aliados na economia.

5. Buscar opções especializadas

Existem meios de pagamento especializados para transporte, ideais para monitorar o gasto e consumo da frota. Com o CTF Abastecimento , por exemplo, um equipamento especial é instalado na bomba do posto e no caminhão. Ele registra quilometragem, quantidade e valor do combustível, inibindo fraudes. Além disso, a CTF tem parcerias para a obtenção de valores especiais para credenciados.

O motorista também tem mais comodidade e segurança, já que não precisa lembrar de guardar notas de reembolso ou andar com dinheiro na carteira para abastecer na ida e na volta.

Agora que você já sabe como economizar combustível, sem com isso impactar a produtividade da frota, é hora de colocar as soluções apresentadas em prática. Com o tempo, você vai notar os resultados positivos no seu negócio!

Quer ter acesso a outras informações e materiais sobre o mundo do transporte rodoviário de cargas e logística? Curta a página da CTF Technologies no Facebook!

Você também pode gostar

Deixe um comentário