Como fazer a gestão do controle de combustível de forma eficiente?

3 minutos para ler

Empresas que trabalham com frota de veículos precisam de uma gestão eficiente para potencializar ao máximo a vida útil dos seus equipamentos. Afinal de contas, o investimento para se ter meios de locomoção que sirvam ao negócio não é pequeno e você não pode se dar ao luxo de ter prejuízos. Uma das questões, que mais aflige os donos de empresa, é o controle de combustível.

Com os preços da gasolina e do etanol cada vez mais altos, é preciso criar mecanismos para se potencializar ao máximo os recursos, evitando desperdícios e contribuindo para uma geração sustentável de negócios. Por isso mesmo, implementar esforços no sentido de se controlar o gasto com combustíveis está na pauta de todos os empreendedores.

Mas, como gastar menos com os abastecimentos na empresa? Veja algumas dicas valiosas!

Faça uma planilha de acompanhamento

Não importa quantos carros você possua na sua frota. Para fazer um bom controle de combustível, você precisa elaborar uma planilha de acompanhamento. Nela você poderá registrar a quilometragem de cada um dos carros, a quantidade de combustível que foi abastecida a cada ida ao posto e o consumo médio. Além de ajudar no controle do consumo, você ainda pode fazer um acompanhamento de utilização de cada carro, podendo explorar melhor os recursos da sua frota.

Manutenção dos veículos em dia

Se você relaxa com a manutenção do seu carro, certamente tem problemas com o consumo de combustível. Na frota, é a mesma coisa. Por isso, é importante manter as revisões em dia, sobretudo no que se refere a itens básicos, como troca de óleo, filtros, calibragem de pneus, etc. Para isso, você também deve contar com a parceria dos seus motoristas e manter um diário de bordo no qual eles registrem qualquer ocorrência, evitando que os problemas se tornem crônicos.

Powered by Rock Convert

Preferência para os mesmos postos

Como você sabe, o combustível adulterado é uma realidade brasileira, infelizmente. Dessa forma, é preciso estabelecer uma parceria forte, com postos confiáveis, para que você não caia em armadilhas.

Tenha uma boa rede de parceiros e dê preferência a bandeiras que tenham programas de fidelidade, que possam gerar descontos no futuro. Como você possui uma frota inteira para abastecer, tem nas mãos um bom poder de barganha.

Definição de metas por veículo

Estabeleça metas de abastecimento por veículo, levando em consideração as características e a quilometragem de cada um. Com isso, você evita que alguns carros rodem muito mais do que outros, criando um desequilíbrio e diminuindo a vida útil da sua frota.

Boas práticas para os motoristas

A economia de combustível está diretamente ligada à forma como cada motorista dirige o carro. Conduções mais bruscas e agressivas, fatalmente aumentam o gasto, diminuindo a sua margem de lucro. Portanto, vale a pena investir em cursos de conscientização e reciclagem para os motoristas, levando boas práticas sobre o tema para dentro da organização.

Como você viu, cuidar do controle de combustível é algo que está nas suas mãos, sendo necessário que você adote pequenas atitudes. Agora, que tal continuar aqui no blog e ler mais sobre outros indicadores de gestão que fazem a diferença! Bom aprendizado!

Posts relacionados

Deixe um comentário