Como lucrar com gestão de custos em empresas de transporte?

gestao de custos
4 minutos para ler

Tratando-se de logística, existe uma verdade a ser considerada, em que o sucesso financeiro de uma operação nunca depende de apenas uma variável. A esse modo, o gestor “fechado”, que não consegue expandir seu horizonte estatístico, estará para sempre ancorado a resultados pouco expressivos.

Então, chega o momento para discutirmos a gestão de custos! Embora seja uma prática tradicional a qualquer empreendimento, poucos são os administradores que ampliam o leque de informações analisadas. Por essa razão, vamos falar sobre o tema neste artigo, demonstrando soluções fundamentais à lucratividade da sua operação. Confira!

Qual a importância de um bom planejamento ao setor logístico?

Antes de compreendermos a importância do planejamento, precisamos concordar em uma coisa: as operações logísticas são carregadas com informações dos mais variados tipos. Assim, engana-se quem pensa que esse setor pode ser resumido ao deslocamento de cargas do ponto A ao B.

Isso sim seria uma abreviação simplista para um setor tão complexo! Afinal, entre esses dois pontos existe um arco de obstáculos a serem superados pelos gestores operacionais. Como exemplo, elencamos alguns objetivos familiares ao segmento:

  • reduzir a ociosidade dos veículos;
  • reduzir o consumo de combustível;
  • ampliar a produtividade nas estradas;
  • monitorar a obediência dos motoristas às rotas;
  • identificar desvios morais e/ou desperdícios financeiros.

Sem falar no controle do pagamento dos prestadores de serviço, bem como as soluções que automatizam o pagamento do vale-pedágio obrigatório. A realidade é que esses exemplos resumem apenas parcialmente a dita operação do “ponto A ao B”.

Por isso, frisamos que a gestão de custos na logística deve ser ampla. Os gestores lidam com questões relacionadas a impostos, manutenções, abastecimentos, infrações e, nesse cenário, são muitas as variáveis sob controle. Sendo assim, entendemos que o administrador moderno deve se aliar a soluções competentes.

Com o devido planejamento, toda a operação é beneficiada. Fretes são realizados em menor tempo, os clientes ficam mais satisfeitos, o consumo de combustível despenca, as infrações diminuem, a lucratividade aumenta e, por fim, a produtividade “explode”!

Por essas razões, é com o planejamento adequado que a sua empresa atingirá o ápice da eficiência e, portanto, a otimização plena.

Como lucrar com a gestão de custos?

É importante ter em mente que a gestão de custos consiste nas práticas utilizadas para controlar as despesas operacionais de um setor. Assim, você passa a enxergar uma infinidade de alternativas para atender a essa demanda.

Antigamente, os livros-caixa realizavam essa função. Pouco a pouco os gestores foram se adaptando às planilhas do Excel. No entanto, os tempos mudaram e as frotas cresceram proporcionalmente às empresas.

Acompanhar à mão os custos operacionais de muitos veículos é uma tarefa pouco eficiente e, por conta disso, existem inúmeras soluções tecnológicas que podem contribuir com o trabalho do gestor, abastecendo-o com informações. Veja alguns exemplos!

Rastreadores veiculares

Simples e funcionais, esses dispositivos monitoram a velocidade e localização de cada unidade. Perceba que apenas com essas duas informações você já ganha uma posição privilegiada na administração, conscientizando, coibindo e penalizando os negligentes. O resultado é uma queda no número de infrações, bem como no consumo de combustível, por conta da condução mais dócil.

Rotas planejadas

O planejamento de rotas é fundamental para a extensão da vida útil dos veículos em operação. Cabe ao gestor em comando analisar os melhores trajetos, com os menores índices de congestionamento, bem como as condições mais favoráveis de pavimentação. Essas variáveis estão diretamente relacionadas com o consumo de combustível e o desgaste avançado nos componentes.

Soluções controladoras

Quanto maior a frota, maior a responsabilidade. Assim, pode ser uma boa ideia utilizar da tecnologia para controlar custos variáveis. A CTF é uma referência absoluta no setor, por conta de suas soluções especializadas ao segmento, como:

Em resumo, todos esses serviços compartilham do mesmo conceito: garantir agilidade ao gestor, segurança aos funcionários, confiabilidade à operação e lucratividade ao orçamento.

Agora que você conhece as iniciativas da CTF à gestão de custos, que tal entrar em contato conosco? Acesse o nosso portal e conheça as melhores soluções para a sua empresa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário