Saiba como acompanhar o consumo de combustível da frota

3 minutos para ler

Como todos sabemos, um dos desafios mais comuns na gestão de frotas é o acompanhamento e controle do consumo de combustível. Afinal de contas, essa é uma área determinante para o resultado das operações de transporte, pois impacta diretamente nas suas margens de faturamento.

Sendo assim, elaboramos este post especial sobre o tema! A nossa missão aqui é demonstrar como esse assunto deve ser um ponto focal na sua administração. Para isso, elencamos as melhores soluções de controle. Então, não perca tempo e acompanhe!

A importância da gestão do consumo de combustível

Acima de qualquer coisa, o controle de combustível é um ato de responsabilidade econômica. Pois da forma como percebemos, é por meio dessas práticas e técnicas que se torna possível identificar desperdícios, excessos e desvios.

Com um monitoramento robusto, você acompanha não apenas o desempenho e a eficiência das operações de transporte, mas também o comprometimento dos motoristas com o cumprimento das orientações e acordos sobre rota, velocidade permitida ou cuidado com o dinheiro da empresa.

As melhores práticas para controlar o consumo da sua frota

Agora que você conhece a importância da gestão de consumo de combustível para o desempenho econômico do seu negócio, conheça as nossas dicas e saiba como implementá-las em suas operações!

Planejamento de rotas

Como todo planejamento, a roteirização serve para estabelecer a previsibilidade de um processo. Nesse sentido, escolher os caminhos com menor índice de interrupção, ou até mesmo, os melhores pontos de abastecimento, é algo determinante para a redução do seu custo operacional com combustível.

Powered by Rock Convert

Cadastro e conscientização dos motoristas

O monitoramento exige uma estrutura de vigilância e da atribuição de responsabilidades. Para isso, se instalam sensores nos caminhões, responsáveis por analisar a velocidade e o comportamento do condutor. Mas apenas vigiar e cadastrar os motoristas não é o bastante!

Afinal, a aplicação de medidas corretivas só pode existir quando o indivíduo comete um erro do qual está ciente. Por isso, é fundamental conscientizar a sua equipe de motoristas, frisando a importância de uma direção defensiva, prática e voltada para a segurança operacional.

Adoção de rastreadores

Como destacado na dica anterior, a adoção de rastreadores é a instrumentalização do monitoramento. Basicamente, é por meio desses dispositivos que o sistema consegue coletar dados de abastecimento, velocidade e localização, comunicando ao gestor, em tempo real, sobre qualquer transgressão em curso.

Obediência à manutenção preventiva

Caminhões conservados são caminhões econômicos! Nesse sentido, é crucial obedecer ao calendário de manutenções e revisões programadas, garantindo que todas as carretas estejam em plenas condições operacionais, sem consumir mais do que o efetivamente necessário.

Investimento em tecnologia aplicada

Por último, vamos ao mais importante: a contratação de um sistema completo para a sua transportadora. O objetivo dessa estratégia é injetar modernização na frota, agilizando o trabalho do gestor com o auxílio da informática aplicada.

Como exemplo, destacamos o CTF Abastecimento — a nossa solução exclusiva para o seu problema. Além de parametrizar vários detalhes fundamentais à sua gestão, o nosso sistema ainda entrega o maior número de funcionalidades voltadas ao abastecimento da sua frota.

Portanto, não perca mais tempo e nem dinheiro, conhecendo como a nossa plataforma de controle de consumo de combustível pode ser determinante para alavancar os seus resultados. Para tanto, basta acessar o nosso portal!

Posts relacionados

Deixe um comentário