Afinal, qual a importância do controle de abastecimento de frota?

4 minutos para ler

Gastando muito com combustível? Realmente, com o preço desse insumo tão precioso, toda empresa de transporte precisa fazer um bom controle de abastecimento de frota. Afinal, economizar sem perder a qualidade sempre é uma boa ideia. Essa prática traz muitas vantagens e ótimos resultados.

Vamos ver como isso é possível? Ao longo deste post, conheceremos alguns desses benefícios, os passos para implantar o controle de abastecimento de frota e muito mais!

3 vantagens do controle de combustível de frota

O controle de abastecimento de frota traz uma série de benefícios, como evitar desvios e furto de combustível. Mas essas nem são as mais importantes. As principais impactam diretamente o fluxo de caixa da empresa e, principalmente, a eficiência do transporte. Vamos a elas?

1. Aprimoramento da gestão de gastos

Ter uma gestão de combustível eficiente impacta diretamente o bolso, ou seja, traz economia e contenção de gastos. Em épocas em que os negócios estão indo muito bem, pode até parecer desnecessário, mas essa prática é fundamental para enfrentar os períodos de crise e garantir o crescimento da empresa.

2. Aumento da eficiência da frota

Outra questão é em relação à eficiência da frota. O controle de combustível permite monitorar onde estão os maiores problemas, quais veículos e motoristas são mais eficazes e onde fazer os ajustes. Aprimorando os processos, é possível transportar mais gastando menos e em um tempo bem menor.

3. Acompanhamento das manutenções periódicas

O controle de abastecimento de frota traz ainda outra vantagem muito importante: o melhor acompanhamento das manutenções dos veículos. Como é possível detectar de forma fácil onde estão os desperdícios, é mais simples analisar qual caminhão necessita de atenção. Lembrando que manutenções periódicas são boas formas de economizar e manter tudo funcionando.

5 passos para fazer o controle de combustível de frota

Viu como o controle de abastecimento de frota pode ser importante para uma empresa e traz uma série de vantagens que ajudam a economizar sem descuidar da qualidade e segurança? Então, vamos aprender como fazer esse processo em cinco etapas bem simples. Vamos a elas?

Powered by Rock Convert

1. Cadastre os veículos

O primeiro passo é fazer um cadastro de todos os veículos da frota. Para melhorar ainda mais o controle, é sempre uma boa ideia fazer o mesmo com os motoristas. Você pode usar planilhas eletrônicas, cadernos ou um aplicativo específico para isso. O importante é fazer, pois somente assim é possível detectar onde estão os maiores desperdícios.

2. Controle as rotas

Também é fundamental fazer a otimização das rotas, ou seja, organizá-las de forma que o trajeto seja o mais rápido e curto possível. Novamente, existem vários aplicativos — inclusive para smartphones — que podem ajudar nessa tarefa. Um dos mais simples e gratuitos é o Waze.

3. Faça o controle da quilometragem rodada

Você utiliza uma planilha eletrônica para controle de combustível, mas não registra a quilometragem rodada? Isso é fundamental para melhorar a eficiência das rotas. Sistemas como o CTF Abastecimento ajudam bastante nessa tarefa. Confira os resultados obtidos por um dos usuários.

4. Monitore a velocidade

Normalmente, mais velocidade está diretamente relacionado ao aumento do consumo de combustível. Fazer o monitoramento é fundamental, e você pode usar sistemas de telemetria ou rastreamento veicular para obter resultados ainda melhores. Tacógrafos também são boas opções, embora não sejam tão eficientes.

5. Capacite os motoristas

Por fim, é preciso capacitar os motoristas. Um condutor bem treinado evita desperdícios de combustível e costuma cuidar melhor do veículo, reduzindo a possibilidade de quebras e atrasos nas entregas. Embora isso represente um custo, a economia gerada compensa e os resultados são muito bons.

O controle de abastecimento de frota é fundamental. Como você viu, não é tão difícil de ser implantado. Siga o passo a passo que demos e tenha todas as vantagens que isso pode trazer. Não se esqueça: conte sempre com a CTF para obter resultados ainda melhores e aumentar a produtividade.

Ah! Se você estiver cansado das planilhas de controle de frota, leia o nosso post e veja se existem alternativas diferentes!

Posts relacionados

Deixe um comentário