Faça um controle de veículos eficiente seguindo estes 5 passos

4 minutos para ler

O controle de veículos é muito importante para otimizar a economia e a logística da empresa. O gestor que consegue implantar essa conduta em suas obrigações diárias, certamente, conquistará resultados estratégicos. Sem falar na obtenção de dados para avaliar o desempenho da frota.

No entanto, são muitas as práticas relacionadas a esse tema. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para auxiliá-lo a controlar seus caminhões com eficiência. Confira nosso passo a passo.

1. Faça um diagnóstico da frota

Uma conduta fundamental para obter excelência na gestão da frota é mapear toda a operação. Assim, é possível coletar dados sobre todos os processos que envolvem a gestão de frotas, garantindo uma análise mais cuidadosa na hora de tomar decisões de médio a longo prazo.

Na representação gráfica do mapa de planejamento, devem conter dados relevantes como:

  • modelos de caminhões disponíveis;
  • área de atuação;
  • recursos necessários para a execução dos serviços.

O mapeamento também ajuda na identificação de gargalos e problemas durante os trajetos, permitindo que você identifique as possíveis falhas na operação, além de favorecer a criação de soluções eficientes.

2. Providencie a manutenção preventiva dos veículos

A manutenção preventiva é indispensável para consertar qualquer falha ou defeito nos caminhões. Ela deve ser realizada de acordo com o cronograma de revisões. Muitos gestores a encaram como um gasto supérfluo, mas, na verdade, ela é um investimento econômico e inteligente.

Dessa forma, você evita a quebra total de sistemas elétricos e/ou mecânicos, o que encarece os reparos. Um exemplo comprovado é que máquinas que não estejam em boas condições “bebem” mais combustível do que o normal. Logo, ao realizar todas as prevenções necessárias, você garante que seus veículos tenham boas condições para o trabalho.

3. Levante as despesas de viagem

Pegando o gancho do tópico anterior, fazer o controle de abastecimento de frota é ótimo para reduzir gastos com esse recurso. Alguns aplicativos para dispositivos móveis, por exemplo, podem apontar os estabelecimentos com melhor custo-benefício para fazer as reposições de combustível.

Powered by Rock Convert

Há postos que podem até conceder descontos para empresas que necessitam de reabastecimento recorrente. Você pode conseguir bons abatimentos para o seu fluxo de caixa.

Além disso, em vez de tornar as viagens um problema por causa dos pedágios, é possível usar soluções que fazem cobranças automáticas, como o vale-pedágio. Isso evita que a empresa forneça previamente o valor em dinheiro aos motoristas da frota ou que eles paguem do próprio bolso para serem reembolsados depois.

4. Aplique e monitore indicadores de desempenho

Contar com indicadores é crucial para qualquer gestão de sucesso. Com tais números, você acompanha a performance dos processos e detecta deficiências que podem ser corrigidas para melhorar resultados econômicos, operacionais e estratégicos.

Conheça os KPIs que podem ser obtidos na hora de gerir os veículos da sua empresa:

  • consumo de combustível: custo total da frota, custo por km rodado e desempenho médio da frota;
  • quantidade de multas: multas por veículo, multas por condutor e valores gastos no período (mês e ano) com multas;
  • manutenção de veículos: valor total com manutenções, número de veículos consertados, custo por veículo e custo por manutenção.

5. Invista em soluções de gestão

Direcione uma parte do capital da empresa para investir em um bom software de gestão de frotas para coletar e gerenciar informações sobre processos, veículos e motoristas. Desse modo, você consegue automatizar atividades de rotina, minimizar erros e economizar tempo. Faça pesquisas de mercado para saber qual ferramenta se adéqua melhor às demandas do seu negócio.

Com as recomendações mencionadas ao longo deste post, você fará um controle de veículos competitivo e eficiente. Para melhorar seus resultados, sugerimos o Cartão CTF-BR Frota, que concede segurança, proteção, integração, economia e acessibilidade aos usuários e gestores. Além de oferecer integridade às suas operações logísticas.

Confira também o CTF Indústria, que gerencia o abastecimento de frotas de forma elaborada e controla o uso de combustível do seu negócio. E o CTF Abastecimento, sistema automático e funcional que registra dados relevantes dos veículos, como quilometragem, volume e valor do combustível abastecido.

Entre em contato conosco para que possamos definir a melhor estratégia para o seu negócio e fazermos uma parceria de sucesso.

Posts relacionados

Deixe um comentário