Dia do consumo consciente: 5 dicas para adotar na sua frota!

4 minutos para ler

O Dia do Consumo Consciente foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente e é celebrado no dia 15 de outubro. Seu objetivo é conscientizar todos os brasileiros sobre diversos problemas que assolam o país, como economia, desigualdade social e problemas ambientais, causados pelo consumo excessivo de produtos.

A data é muito importante para todas as áreas e segmentos da sociedade. Isso porque as ações do dia a dia de cada um reflete na conservação ou degradação dos recursos naturais disponíveis na natureza.

Um cotidiano sustentável pode diminuir a emissão de gases poluentes e a geração de resíduos tóxicos. No contexto empresarial, também reduz custos operacionais e melhora a imagem do negócio perante o mercado.

Pensando nisso, reunimos as melhores dicas inspiradas no Dia do Consumo Consciente para você colocar em prática na gestão da sua frota. Confira!

1. Realizar a manutenção preventiva

Fazer manutenções preventivas na frota é uma medida indispensável para garantir desempenho e fluidez na realização das operações. Ao reajustar componentes ou trocar peças danificadas, é possível economizar um bom dinheiro, já que a quebra inesperada de todo um sistema mecânico pode gerar grandes prejuízos e comprometer as entregas.

Além disso, vale destacar que, quando um caminhão performa bem na estrada, naturalmente diminui o nível de poluição do ar. Isso significa que uma companhia focada no gerenciamento sustentável de seus veículos deve criar um calendário de revisões e segui-lo à risca. Se todas as demandas de conserto e inspeção estiverem em dia, todos os envolvidos saem ganhando.

Powered by Rock Convert

2. Respeitar os limites de carga

Sabia que grande parte do deterioramento das estradas e rodovias vem da negligência dos limites de carga dos caminhões? Sem contar que um veículo muito pesado exige bastante força para se deslocar, o que encurta sua vida útil e aumenta o consumo de diesel. Também há o risco de sofrer multas e retenções nos postos fiscais, portanto cuide dessa limitação com bastante zelo. Siga as recomendações de peso presentes no manual do proprietário.

3. Treinar os motoristas

Treinar os colaboradores a respeito da sustentabilidade é essencial para otimizar setores e criar uma cultura ecológica na sua frota. Nesse caso, é preciso que os profissionais envolvidos sejam instruídos para agir conforme as melhores práticas.

Uma sugestão é aliar as instruções de direção defensiva com a condução econômica para que os motoristas evitem o consumo elevado de combustível e utilizem os veículos da maneira correta.

4. Otimizar as rotas

Para contribuir com o consumo consciente e a economia da empresa, planeje rotas com menos quilômetros rodados. Para facilitar essa demanda, utilize o recurso de navegação por satélite (GPS) e um software de roteirização. Assim, você evita engarrafamentos, pedágios e trajetos desnecessários.

5. Acompanhar as tendências energéticas

Por fim, a última dica é acompanhar as tendências energéticas que estão despontando no mercado. O combustível do futuro ainda não foi definido e há diversos candidatos a isso. Também vale observar as inovações presentes em componentes, peças e modelos de veículos para atualizar sua frota, manter a cartela de clientes e superar a concorrência.

E então, o que achou das nossas dicas inspiradas no Dia do Consumo Consciente? O segredo está em praticá-las todos os dias para transformá-las em hábito na sua gestão de frota. Assim, todos os profissionais envolvidos seguirão essas recomendações com naturalidade, podendo até sugerir melhorias.

Se você gostou deste conteúdo, mas ficou com dúvidas sobre o tema, envie sua pergunta no campo de comentários que vamos ajudar a esclarecê-la!

Posts relacionados

Deixe um comentário