Top 5 dicas de produtividade para você adotar na sua rotina

dicas de produtividade
4 minutos para ler

Conhecer algumas dicas de produtividade é muito importante, pois isso impacta diretamente no desempenho da empresa. Mas o que será esse conceito?

De forma bem simples, podemos dizer que produtividade se trata de uma maneira de medir os resultados e definir se os recursos disponíveis são suficientes e estão sendo bem utilizados — ou seja, o quanto se faz com o que se tem.

O que acontece é que nem sempre os resultados esperados são alcançados, ainda que os recursos para tal existam. Como resolver isso? Confira nossas 5 dicas de produtividade para descobrir!

1. Mantenha a agenda atualizada

Um dos principais erros de gestão de frotas, que costuma afetar bastante a produtividade de uma empresa, é a falta de organização do tempo. Manter tudo em ordem e se programar para a realização de determinadas tarefas é fundamental para obter o máximo desempenho.

Por isso, colocar o que precisa ser feito em uma agenda é fundamental. Dessa forma, é possível se policiar e verificar se tudo está seguindo conforme o planejado. No entanto, é necessário que as informações estejam sempre atualizadas. Faça um comparativo com uma receita de comida: se ficar faltando listar um ingrediente, o resultado com certeza não será o desejado.

2. Crie um cronograma de acordo com suas metas

Colocar tudo na agenda pode não ser o suficiente. Afinal, é necessário definir quais são as suas metas e criar um cronograma para que elas sejam alcançadas. Você pode estar cheio de compromissos, mas será que eles estão ajudando na conquista dos seus objetivos?

Monte um cronograma diário com as tarefas que realmente sejam importantes e que vão lhe ajudar a alcançar os seus objetivos e os da empresa. Otimizar as rotas, por exemplo, é uma tarefa que não pode faltar nessa lista, bem como a verificação das condições dos veículos.

3. Liste as tarefas mais difíceis primeiro

Outro detalhe importante na hora de organizar a agenda e manter um bom cronograma é listar as tarefas essenciais e mais difíceis primeiro. Por que isso? Alguns afazeres requerem tempo e nem sempre é possível realizá-los no período programado.

O que será melhor, deixar para mais tarde algo que não faz muita diferença e que é simples de ser resolvido ou uma tarefa de extrema importância e que leva tempo para ser concluída? Além disso, o cansaço ao final do dia pode atrapalhar o seu desempenho e, se tiver de fazer algo mais complicado nesse momento, o resultado talvez não seja o esperado.

4. Faça um intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos

Aliás, o cansaço é um grande inimigo do desempenho. Por isso, o ideal é programar pequenas pausas de 10 minutos a cada 50 minutos. Essa é uma das dicas de produtividade que mais impactam na agilidade no trabalho. Lembra-se daquele dia em que você estava exausto? Tudo correu como planejado? Provavelmente não, certo?

É verdade que parar tanto durante o dia pode até parecer perda de tempo, mas trabalhar cansado é muito mais prejudicial. Aliás, essa é uma boa dica para aplicar em toda a empresa. Os motoristas da frota também perdem desempenho se não fizerem pequenas pausas ao longo do percurso.

5. Elimine distrações

Por fim, uma das dicas de produtividade mais importantes é eliminar as distrações. Em tempos em que o celular impera e as redes sociais estão por todo lado, é fundamental manter o foco. Lembre-se: cada segundo é importante para quem deseja alcançar os resultados mais altos.

Todas as dicas de produtividade que você conferiu são bem simples de serem aplicadas e não custam nada. Contudo, se forem levadas a sério, os resultados podem vir bem rápido. Por isso, não perca tempo, faça delas parte da sua rotina de trabalho e incentive outros colaboradores a fazerem o mesmo.

Aliás, aproveite e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais. Essa é uma das maneiras mais rápidas de espalhar o que aprendeu hoje!

Você também pode gostar

Deixe um comentário