Direção segura: a importância da direção defensiva no trânsito

4 minutos para ler

Direção segura, direção defensiva e outros temas similares tornam-se cada vez mais importantes aos brasileiros. Afinal de contas, nosso país contabiliza uma média superior a 45 mil mortes em estradas e 400 mil pessoas com sequelas todos os anos. Em função disso, a Organização Mundial da Saúde já considera o Brasil como o detentor do 5º trânsito mais letal no mundo.

Com isso em mente, elaboramos um conteúdo que possa conscientizar você, gestor de frota. Entendemos a existência de práticas que devem ser internalizadas no cotidiano de todos, pois apenas assim poderemos usufruir de um trânsito mais seguro. Está interessado em fazer a sua parte nessa jornada? Então nos acompanhe nesta leitura!

Direção segura, direção defensiva e seus papéis na segurança do trânsito

Ser o líder de uma frota garante a você uma posição avantajada nessa história, já que sua conscientização será refletida em seus colaboradores. Assim, a cada vez que compartilhar estas informações, virtual ou presencialmente, você estará agindo de maneira ativa na manutenção de estradas menos perigosas.

Entendemos que a construção de um trânsito mais seguro depende da colaboração coletiva e voluntária de todos os seus usuários.

Direção defensiva

Trata-se do conjunto de práticas que consistem em uma condução responsável. O motorista que age defensivamente tem plena consciência da legislação de trânsito, sabe quais são os seus deveres e conhece a mecânica de seu veículo. Para além disso, conhece os trajetos que faz, identificando o que as adversidades do tempo podem implicar em sua dirigibilidade.

Todo esse compilado de informações serve como repertório para que o motorista o aplique nas situações delicadas. Dessa forma, atenção e antecipação também são fatores fundamentais para a direção defensiva. Por fim, a habilidade completa o pacote de virtudes do condutor, que deverá ter experiência com o veículo sob seu controle, garantindo reações ágeis e eficazes.

Powered by Rock Convert

Manutenções e revisões

Todo veículo, na estrada, deve estar sob plenas condições de operação. Carros e caminhões desgastados são verdadeiras bombas-relógio sobre rodas. Basta lembrar as numerosas fatalidades em descidas de serra, em que os veículos perdem os freios e causam uma catástrofe. Por isso, é preciso muito respeito e assiduidade com manutenções preventivas e revisões periódicas.

Gentileza

Provavelmente, já escutou dizerem que gentileza gera gentileza, não é mesmo? Você e todos os funcionários da frota devem internalizar esse pensamento, pois a melhor maneira de se blindar do estresse no trânsito é o cortando pela raiz. Tenha empatia, calma, tolerância e exerça o respeito continuamente.

Cautela

Apesar de ser um dos princípios da direção defensiva, entendemos que a antecipação merece um tópico dedicado. Conduzir no trânsito das capitais brasileiras, por exemplo, exige uma atenção extensa, em que você precisa cuidar da sua trajetória e observar a daqueles ao seu redor. Todos os cursos de direção vão ensiná-lo sobre a importância de cuidar do próximo, visto que a segurança dele implica diretamente na sua.

Práticas triviais

Embora todo condutor habilitado devesse conhecer as práticas triviais como a palma da mão, sabemos que não é assim que as coisas funcionam. É necessário ter atenção a algumas práticas indispensáveis na segurança de todos, como:

  • aprender a calibrar seus espelhos retrovisores, garantindo uma visibilidade ampla daquilo que o cerca;
  • não conduzir em estados de embriaguez ou entorpecimento;
  • manter a concentração na estrada e evitar toda fonte de distração;
  • respeitar os limites de velocidade das vias;
  • utilizar o cinto de segurança.

Como vimos, existem inúmeras práticas que podem ser adotadas para colaborar com a segurança no trânsito. Afinal, trata-se de uma obrigação coletiva dos condutores. Se todos tivessem mais cautela ao dirigir, seria possível diminuir as estatísticas de mortalidade em nossas estradas.

Você gostou desse post esclarecendo direção segura, direção defensiva e seus papéis no trânsito brasileiro? Então, aproveite o seu interesse no tema para ler o post sobre mobilidade urbana. Aprenda o que é e como superar os principais desafios, aprimorando os seus conhecimentos em temas pertinentes às frotas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário