O que é disponibilidade de frota? Entenda!

3 minutos para ler

A disponibilidade da frota é uma questão crucial para viabilizar as atividades logísticas das empresas. Uma boa gestão dos veículos permite o transporte e a entrega de produtos alinhados aos clientes. O contrário, ou seja, a indisponibilidade da frota e a má gestão causam sérios impactos sobre os resultados e a produtividade de um negócio.

Para contar com a quantidade de veículos necessários para a sua atividade, os gestores devem estabelecer algumas rotinas. A análise das rotas e da capacidade de cada um dos veículos está entre essas rotinas necessárias.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes como manter de forma correta a disponibilidade das frotas de uma organização. Confira!

O que é disponibilidade de frota e por que é importante?

Disponibilidade de frota significa contar com a quantidade de veículos necessários para suprir as demandas do setor logístico nas empresas. Tais demandas podem ser de entregas ou de serviços programados. Uma frota disponível é muito importante para a logística empresarial por diversos motivos, como o aumento da produtividade.

A redução de custos e a melhoria da segurança também estão entre os benefícios da disponibilidade de frota. Dessa forma, a organização estará sempre pronta para atender as demandas dos clientes. Além disso, constitui um diferencial competitivo para as empresas de transporte independente de seu porte.

Porém, é necessário que os gestores mantenham um controle preciso sobre os veículos da frota corporativa. Caso um bom gerenciamento da frota não seja realizado surgem desperdícios financeiros, subutilização e ociosidade.

Powered by Rock Convert

Como garantir e melhorar a disponibilidade de frota?

Algumas medidas devem ser tomadas pelos gestores para garantir a disponibilidade da frota a fim de aumentar a produtividade dos negócios. Os responsáveis pela gestão da frota devem planejar as rotinas logísticas com cuidado, a fim de evitar a ociosidade.

As empresas devem identificar a capacidade de carga máxima de cada um dos veículos, assim como os focos ociosos da frota. A partir do controle dos veículos, torna-se possível elaborar um plano de ação para eliminar a ociosidade da frota.

De que forma o estudo das rotas pode melhorar a disponibilidade da frota?

Um estudo minucioso das rotas de entrega também é essencial para gerenciar o transporte de maneira eficiente. Os gestores devem definir as rotas que são mais vantajosas e aquelas menos lucrativas, segundo as condições de tráfego, por exemplo. O planejamento completo deve incluir uma previsão de demanda, que pode ser sazonal, incluindo as escalas de trabalho.

A manutenção preventiva dos veículos é outra providência que deve ser tomada para aumentar a eficiência e a disponibilidade da frota. As manutenções realizadas nos prazos previstos evitam custos adicionais, como troca de peças às pressas, e ainda aumentam a vida útil dos veículos. Além disso, a manutenção programada permite que a empresa organize uma rota adaptada.

Quando uma empresa mantém um controle eficiente da disponibilidade da frota, reduz de forma considerável a ociosidade no setor. Também otimiza as atividades logísticas do negócio, o que evita desperdícios e reduz custos. Além disso, garante o atendimento às demandas dos clientes, incrementando a lucratividade do negócio.

Esse conteúdo sobre disponibilidade de frota foi útil para uma melhor gestão logística na sua empresa? Então, curta a nossa página no Facebook para ficar sempre atualizado sobre o assunto!

Posts relacionados