5 dicas para otimizar a gestão de posto de combustível

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É muito importante fazer a melhoria contínua na gestão de posto de combustível, a fim de torná-lo mais completo e competitivo na sua região. Quando essa otimização é feita, você atrai clientes, aumenta a lucratividade e sobrevive às mudanças do mercado.

Esse gerenciamento envolve planejamento de pessoas, controle financeiro e estratégias de marketing. Portanto, é preciso ter expertise nesse segmento comercial. A seguir, conheça as melhores instruções para potencializar seu negócio.

1. Melhore o atendimento

A fila está diretamente relacionada ao sucesso do atendimento ao cliente. Com o objetivo de que ela funcione da melhor forma, crie normas de hierarquia e organização, a fim de respeitar a ordem de chegada dos veículos. Além disso, treinar os frentistas e outros colaboradores para garantir uma boa prestação de serviço deve fazer parte da gestão de posto de combustível.

Por fim, acompanhe as tendências do mercado e ofereça produtos diferenciados. No caso, o combustível do futuro ainda está em estudo, mas vale observar esse tema de perto se quiser adaptar seu negócio para atender essa demanda.

2. Invista em medidas de segurança

Postos são muito visados por bandidos, principalmente se estiverem em locais distantes de grandes centros e funcionarem à noite. Por isso, é preciso investir em medidas de segurança, como a contratação de vigilantes e o uso de alarmes e câmeras, além de não manter muito dinheiro no local.

Ademais, existem tecnologias para posto de combustível que merecem atenção, como bombas com recuperação de vapores e tampas herméticas. Esses recursos são importantes para evitar prejuízos e perdas humanas.

3. Tenha uma gestão ambiental

A questão ambiental ganhou evidência em todas as esferas da sociedade. Ela precisa ser ampla e acertada visando a reduzir os riscos de contaminação e poluição. Isso ocorre, por exemplo, a partir de vazamentos que podem evoluir para incêndios e explosões.

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Nesse contexto, é importante fazer uma avaliação e mitigação de riscos por meio da inspeção constante de bombas e válvulas. Também é preciso ter uma política de contenção de danos e para evitar que possíveis acidentes se agravem.

4. Cuide da loja de conveniência

A loja de conveniência existe com o intuito de chamar a atenção dos clientes, portanto, precisa ser bem projetada. Afinal, fazer compras em um posto não é uma prioridade. No entanto, essa é uma boa alternativa para vender itens emergenciais.

Monte uma estrutura atrativa, de modo que as pessoas despertem o interesse de adentrar o local. Além disso, monte um catálogo de produtos com bebidas, carvão, gelo, itens de higiene, salgadinhos, acessórios para celular (carregadores de carro, cabo USB e suporte para automóveis), entre outros.

5. Aposte nas estratégias de marketing

As abordagens de marketing digital também precisam de atenção, já que permitem captar novos fregueses e contatá-los por meio de conteúdos interessantes.

A partir desse recurso, é possível saber o que está funcionando no seu estabelecimento, pois as pessoas são engajadas e dão opinião sobre tudo na internet. Logo, utilizar as redes sociais é bastante vantajoso. Crie uma página no Facebook ou no Instagram e promova sua marca com boas imagens, vídeos e chamadas.

Seguindo essas dicas para otimizar a gestão de posto de combustível, seu negócio ficará mais otimizado, seguro e atrativo a funcionários e clientes. Portanto, não perca tempo e comece já a investir em melhorias a fim de se destacar diante da concorrência.

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