Aprenda aqui como fazer a gestão do tempo da frota!

4 minutos para ler

Geralmente vemos textos falando sobre a gestão do tempo pessoal, mas isso poderia ser aplicado para frotas também? Sim, é possível fazer e obter ótimos benefícios, afinal, tempo é um dos recursos mais valiosos de uma transportadora. Saber gerenciá-lo é algo que poucos gestores se preocupam.

Para não negligenciar tal questão, separamos tudo que você precisa saber sobre o tema e como implementar uma boa gestão de tempo na sua frota. Boa leitura!

Qual é a importância da gestão do tempo da frota?

Quanto mais otimizado e planejado o uso do tempo, melhor será a produtividade da frota. Uma frota produtiva é aquela que consegue fazer entregas com custos menores e/ou tempo reduzido sem comprometer a qualidade do trabalho.

No fundo, gerenciamento do tempo não se resume apenas ao controle de cada minuto do dia, mas das prioridades. Em uma mesma equipe todos contam com as mesmas horas de trabalho, saber onde priorizar o tempo gasto é o que realmente importa.

Nem todos da equipe sabem quais são as tarefas mais importantes ou como otimizar uma atividade, por isso, cabe ao gestor criar uma dinâmica na empresa para dar apoio e administrar o tempo da equipe.

Como fazer a gestão do tempo da frota?

Planeje as suas rotas

Muitos motoristas têm anos de estrada e acreditam que sabem identificar os melhores trajetos para determinada entrega. Isso não é ruim, entretanto, nem sempre a rota mais cômoda é a mais eficiente, principalmente quando avaliamos o gasto por quilômetro rodado.

Ao planejar a rota é possível prever quais postos de abastecimento no caminho oferecem melhores preços, gerando economia que se reflete no lucro final de cada entrega.

Além disso, planejar rotas é importante para avaliar o tempo gasto no trânsito, evitar áreas de risco e considerar horários de entrega restritos e limitações de circulação em centros urbanos.

Powered by Rock Convert

Ao avaliar e escolher a melhor rota, administre o tempo para agilizar o embarque e planeje o horário de saída para evitar tempo ocioso do veículo.

Defina metas

Acompanhe por algum período como a equipe usa o tempo. O embarque está demorando mais do que poderia? A frota está gastando muitos minutos no pedágio? Planeje as prioridades de cada um, otimize o tempo de cada atividade e defina metas.

Mas não se esqueça de dar o suporte necessário para a equipe cumprir o que foi traçado. Por exemplo, um sistema de controle de estoque para diminuir o embarque e a implementação de vale-pedágio – que permite ao motorista seguir viagem sem precisar parar para pagar -, para reduzir o transit time. Ao estabelecer as metas, apresente-as para a equipe de forma clara e explique a sua expectativa.

Monitore

Monitore o desempenho da frota para entender se o planejamento está obtendo os resultados esperados. Quando isso não acontece, as metas podem ter sido muito audaciosas ou a equipe está com dificuldade de se adaptar. Avalie com cuidado se é esse o caso e retorne ao planejamento das metas, ajustando o que for necessário.

Como modernizar essa gestão?

A tecnologia está sempre trazendo inovações para facilitar a vida de todos, inclusive dos gestores de frota. Implementar um software que monitore o consumo de combustível e a entrega em tempo real, como o CTF Abastecimento é uma solução que auxilia na gestão.

A tecnologia está se tornando uma grande aliada da logística de transporte e da gestão do tempo de empresas. Existem diversas opções no mercado, como a CTF-BR Frota – que otimiza integração com postos Petrobras, e a CTF Indústria, uma solução completa para controle automatizado de toda cadeia de uso de combustível da empresa.

Como você viu, usar o tempo com sabedoria é primordial para manter-se competitivo ao tornar a frota mais eficiente. Aproveite os conhecimentos que você adquiriu com esta leitura para empregar mudanças positivas na sua frota.

Para entender mais sobre a gestão do tempo, planejamento estratégico, logística e gestão de frotas, curta nossa página no Facebook, acompanhe nosso conteúdo no Linkedin ou assine nossa Newsletter.

Posts relacionados