4 dicas para manter a higienização de caminhão

4 minutos para ler

Quem trabalho como autônomo precisa ter cuidados redobrados nas finanças, na organização e na saúde, claro. Por isso, a higienização de caminhão é uma tarefa que merece atenção para manter a saúde do caminhoneiro em dia, especialmente nesse momento de pandemia.

Fique tranquilo, você não precisa gastar muito para manter o caminhão higienizado. Após a leitura você verá que é possível criar uma rotina simples e eficiente para incorporar no seu dia a dia e manter sua cabine mais segura. Vamos lá?

A importância da higienização de caminhão e como fazer

Segundo a Fiocruz o coronavírus se mantém ativo em superfícies por até 3 dias, no caso do plástico e aço inoxidável, 24 horas em papelão e entre 72 e 96 horas em tecido, variando de acordo com o tipo. Apesar da principal forma de transmissão ser em contato direto com pessoas contaminadas, se você encostar em alguma superfície com o vírus, pode se contaminar ao passar a mão no olho, boca ou nariz.

Por isso, é importante higienizar a cabine do caminhão, assim você diminui o risco de contaminação. Para esta tarefa você precisará de três panos limpos, álcool (70°), limpa-vidros, água e sabão. Para fazer a higienização completa siga as dicas abaixo.

1. Use panos úmidos para limpar o estofamento

Mantenha em um borrifador uma mistura de água e sabão neutro em igual proporção, por exemplo, meia xícara de cada um. Borrife este líquido nos estofados do veículo, tanto do motorista quanto do carona. Em seguida, passe um pano macio para espalhar a mistura. O atrito e o sabão desativam o vírus.

2. Aplique álcool nas partes de contato direto

É preciso ter mais cuidado com as superfícies em que você colocará a mão, como as maçanetas — externa e interna —, volante, manopla de câmbio e painel. Por isso, ao abrir a porta do carro limpe as mãos com álcool 70°, em seguida com ajuda de um pano aplique o álcool nestas superfícies. Se tiver receito do álcool danificar as partes internas, você pode usar a mistura de água e sabão.

Powered by Rock Convert

3. Limpe os vidros com produto adequado

Use um produto específico de limpa-vidros para limpar o para-brisa por dentro. Para esta higienização, use outro pano. Assim você não deixará gorduras ou sujeiras no vidro que podem dificultar a visão ao dirigir.

4. Lave os tapetes

Por fim, não se esqueça de lavar os tapetes. Use a mesma mistura de água e sabão. Esfregue com atenção os tapetes e deixe-os secar antes de recolocar no veículo, já que a umidade ajuda a proliferar fungos e bactérias. Você pode fazer esse procedimento sempre que retornar com o caminhão para garagem.

Além dos passos anteriores, é importante manter a manutenção do veículo em dia para verificar se o sistema de circulação de ar do caminhão está funcionando corretamente. Sempre que possível, deixe as janelas abertas, mas sabemos que durante o verão é inevitável ligar o ar-condicionado em algum momento, por isso fique atento!

É recomendado fazer a higienização sempre que for entrar na cabine ou sair do caminhão, por isso mantenha os produtos no veículo.

Em tempos difíceis como os que enfrentamos é importante ter bastante cuidado para garantir que o seu trabalho será realizado com segurança e que você não levará o vírus para casa. Com nossas quatro dicas é possível manter sua rotina com mais tranquilidade, preservando a sua saúde.

É importante que todos saibam fazer a higienização de caminhão para diminuir a propagação do vírus. Compartilhe este post com seus colegas caminhoneiros nas redes sociais e aproveite para mostrar aos seus clientes que você sabe como garantir segurança nas suas entregas.

Posts relacionados