Integração de dados na gestão de frotas: como fazer? Entenda!

4 minutos para ler

Existe uma sabedoria popular que pode ser aplicada em diversas situações: conhecimento é poder. Quem sabe mais sobre um assunto consegue tomar melhores decisões e gerenciar problemas de uma maneira mais eficiente. A integração de dados é uma forma de trabalho que traz muito conhecimento para o gestor da frota e mais sucesso para empresa.

Se você não sabe muito bem do que se trata este assunto e porque ela é tão fundamental para o sucesso de um negócio, continue a leitura e descubra tudo sobre a integração de dados.

O que é integração de dados na gestão de frotas?

Dados são informações rastreáveis de um processo: o tempo que um caminhão permanece abastecendo, a quantidade de combustível gasto, a quilometragem percorrida na entrega, se foi emitido o romaneio de carga. Todas essas informações são dados que podem ser monitorados e armazenados.

Existem muitos dados que podem ser coletados em uma frota. Com o uso da tecnologia, como aplicativos que integram o caminhão ao sistema da transportadora, é possível criar um banco de dados rico em informações.

Por que é importante e quais seus benefícios?

A integração funciona para abastecimento de softwares e aplicativos que geram gráficos e histórico de dados que servirão como ferramenta de análise. Só assim os dados podem virar conhecimento.

Por exemplo, quando o gestor da frota consegue olhar para 30, 60 ou 180 dias de consumo de combustível ele pode entender se houve economia ou desperdício do insumo. Separamos 3 dos maiores benefícios de integração de dados, confira!

1. Melhora a segurança da frota

Com um aplicativo que monitora a posição, estado do caminhão e íntegra esses dados ao sistema da frota, é mais fácil prestar atendimento quando há imprevisto ou alterar a rota para evitar riscos.

Powered by Rock Convert

2. Otimiza a operação

Por meio de softwares adequados é possível agilizar processos e fazer com que a operação funcione de forma mais ágil e eficiente. Alguns sistemas que são de fácil implementação e contribuem para a gestão da frota são:

3. Reduz custos

Por meio da integração dos dados é possível mapear processos de logística e agilizar a tomada de decisão para realizar mudanças necessárias, reduzindo custos.

Como fazer a integração de dados na sua frota?

Existem diversas soluções, que conectam dados desde a cabine do caminhão até a mesa do gestor, como o CTF Abastecimento (para controle automático de combustível) e o CTF-BR Frota (para otimização da gestão em parceria com a Petrobras).

Se a empresa possui um departamento de TI, crie junto com eles uma governança de dados. Mas se a sua frota for menor e você não tiver um profissional dessa área, busque por parceiros especializados em soluções tecnológicas, como a CTF.

Quais erros evitar ao integrar dados?

O setor de tecnologia evoluiu muito nas últimas décadas e hoje existem diversas soluções para auxiliar a gestão de dados de um negócio. Fuja de métodos antigos de coleta manual de informações como anotar tudo em uma planilha de Excel, pois a chance de acontecer falhas é maior e a análise de dados ficará comprometida. Opte sempre por um sistema que capture os dados de forma automática e sem intervenção humana, isso garante que os dados coletados são precisos.

Como falamos, conhecimento é poder! Esperamos que você tenha entendido a importância da coleta e análise de dados. Entendemos que cada frota tem um perfil, caso a sua ainda seja pequena, crie um plano para implementar as soluções de integração, priorizando as metas do seu negócio.

Para receber mais conteúdos sobre processo de integração de dados e outros assuntos pertinentes à gestão de frotas, curta nossa página no Facebook, acompanhe nosso conteúdo no Linkedin ou assine nossa Newsletter.

Posts relacionados