5 livros de gestão de frotas que você precisa conhecer

livros de gestão de frotas
4 minutos para ler

O conhecimento é o melhor aliado de um gestor de frotas, pois nem tudo sobre o ramo pode ser aprendido apenas em seu cotidiano. Na realidade, existem informações valiosas que precisam ser conquistadas por meio da leitura, buscando na experiência acadêmica as respostas para melhorar a sua administração. Por essa razão, elaboramos este post com os 5 melhores livros de gestão de frotas.

Todos eles compartilham de um objetivo comum: entregar ao profissional uma série de ferramentas e ideias teóricas para que ele as introduza no seu dia a dia. Por isso, não perca a chance de aprimorar os seus resultados e acompanhe!

A importância da leitura para a gestão de frotas

Não importa o setor profissional. A otimização é uma meta que só pode ser alcançada com o emprego máximo de esforço, eficiência, teoria e prática. Por conta disso, não é sensato ignorar as colaborações acadêmicas no segmento logístico, pois grandes avanços foram encabeçados pelas ideias discutidas apenas na teoria.

Os 5 melhores livros de gestão de frotas

Agora vamos aos livros! Elencamos cinco opções com abordagens diferentes para cada um dos desafios diários do gestor. Acompanhe!

1. Gestão da Manutenção de Frotas: Orientado pela Eficácia Funcional de Frederico Matos

A obra apresenta os principais fatores aplicados na metodologia do autor, que pesquisou e desenvolveu soluções para manutenções de frotas desde 1994. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Matos esclarece os principais pontos do setor, com uma série de exercícios práticos e conceitos, tais como:

  • técnicas para gerenciamento de pneus;
  • análise do arco de durabilidade;
  • análise do combustível;
  • padronização de reparos;
  • gestão de suprimentos e muito mais.

2. Gerenciamento de Transporte e Frotas de Amir Valente, Antonio Novaes, Eunice Passaglia e Heitor Vieira

Essa é uma obra elaborada por um conjunto de experts do segmento logístico. Eles utilizam o livro para apresentar um leque de ferramentas úteis para o gestor, tais como dimensionamento, especificação de veículos, operação e renovação das frotas, balanceamento de custos, acomodação de cargas, além de indicarem uma série de inovações tecnológicas que impactarão o setor no futuro.

Powered by Rock Convert

3. Gestão Logística do Transporte de Cargas de Ricardo Martins e José Caixeta-Filho

Apesar de a coautoria se resumir aos dois pesquisadores citados, vale lembrar que esse livro contou com a colaboração de uma dezena de consultores no segmento, tornando a obra ainda mais rica e aplicável no seu cotidiano.

Nesse contexto, temos uma visão mais estatística e científica do setor. Por esse motivo, o livro tem um enfoque mais econômico na sua gestão, trabalhando prioritariamente no balanço de custos, riscos e retornos.

4. Logística e Gerenciamento da Cadeira de Distribuição de Antônio Novaes

Essa é a obra que se envereda nas tecnicalidades do segmento industrial, sendo uma leitura indispensável caso seja o gestor de uma frota que escoa produção e insumos fabris.

O livro começa conceitual, explicando como a logística tem se transformado em direção ao futuro, para depois trabalhar sobre a expertise do autor, esclarecendo a análise e a previsão de demandas e outras ideias relacionadas.

5. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos — Logística Empresarial de Ronald Ballou

Assim como a primeira obra da lista, esse livro conta com muita riqueza prática, combinando exercícios, cenários e sugestões com toda a carga teórica que ele apresenta. É uma leitura obrigatória para os especialistas do ramo, pois descreve métodos e conceitos estratégicos e operacionais para que os gestores tornem a sua logística mais competitiva.

Por fim, vale lembrar que, na busca por melhorias, existem duas ferramentas que podem ajudar: a leitura e a especialização. Mesmo que já tenha uma sólida experiência no ramo, é importante notar que aprendizado só tende a melhorar aquilo que você já é.

Gostou deste conteúdo listando os melhores livros de gestão de frotas? Então, não perca a oportunidade de colaborar com a educação dos seus colegas de equipe. Compartilhe esta lista nas suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário