Como fazer um bom planejamento da logística de transporte?

4 minutos para ler

Todo proprietário ou gestor que pretende expandir sua empresa precisa aperfeiçoar a logística de transporte para alcançar esse objetivo. Um empreendimento tem mais chances de sobreviver quando a gestão eleva a sua eficiência operacional, controlando o estoque e acompanhando a jornada das mercadorias até o destino final.

Um bom gerenciamento da cadeia produtiva e logística é capaz de melhorar a reputação da marca, que pode aumentar sua fatia de mercado em médio e longo prazo. Esse é o melhor momento para você dar passos organizacionais mais firmes a fim de ampliar seu catálogo de ofertas e se consolidar.

A seguir, reunimos tudo que você precisa saber para providenciar uma logística de transporte exemplar. Confira!

O que é logística de transporte e qual a sua importância?

De forma resumida, essa área da logística abrange todos os processos e modais de transporte responsáveis por transportar o maior número de cargas da maneira mais barata e no menor tempo possível, a fim de garantir a qualidade do serviço e a integridade dos produtos.

O processo de entrega dos itens tem um custo elevado para a maioria das empresas. Por isso merece atenção e zelo por parte da gerência. Todas as etapas da operação devem ser planejadas, pois cada material ou insumo apresenta suas peculiaridades de armazenamento, manuseio e transporte.

Como fazer um bom planejamento?

Apesar dos desafios enfrentados pela gestão de transportes, é possível otimizá-la para conseguir resultados competitivos. Veja as dicas.

Faça previsões de demanda

Fazer previsões de demanda evita falta de veículos, atraso nas entregas e ausência de mercadorias para a clientela. A propósito, esse é muito importante no caso de produtos sazonais, já que o nível de ociosidade pode ser um problema se não houver planejamento. Portanto, providencie um controle de estoque inteligente, que reaja aos movimentos do mercado a fim de manter a satisfação de todos os envolvidos na operação.

Controle os custos

O controle de custos é crucial para o sucesso da empresa. No que se refere à gestão de transportes, é ainda mais relevante, pois os gastos com frete estão entre as maiores despesas de uma companhia.

Powered by Rock Convert

Portanto, o ideal é monitorar a tabela de preços (no caso de fretes terceirizados), controlar o abastecimento da frota, criar estimativas e compará-las junto com o histórico de envios. Dessa forma, consegue-se ter um controle maior de gastos e acompanhá-los de perto.

Integre a sua equipe à cadeia logística

Para garantir o sucesso da empresa, pratique a logística integrada com a sua equipe e departamentos. Esse ajuntamento permite que todos os envolvidos conheçam informações e dados relacionados à cadeia de suprimentos até que as mercadorias cheguem ao seu destino.

Compartilhar outros registros, como demandas de pós-venda, fluxo de caixa e custos de investimentos pode favorecer a participação no planejamento operacional e produtivo, além de contribuir com as ações de marketing e vendas.

Invista em tecnologia para garantir eficiência no transporte

Implantar softwares de gestão suprime a execução de tarefas manuais, reduz a probabilidade de erros e retrabalhos, agiliza processos, aumenta a produtividade, melhora a tomada de decisão, entre outras vantagens.

A tecnologia na logística permite:

  • conferir cargas de forma instantânea por meio do código de barras ou QR Code;
  • definir as melhores rotas para as operações;
  • rastrear os veículos com GPS e telemetria integrados ao sistema da central;
  • obter dados em tempo real sobre as entregas;
  • manter a clientela informada sobre as mercadorias em transporte;
  • aprimorar o contato entre embarcadores e clientes.

O agendamento de entregas e a calendarização de pedidos são alternativas eficazes para organizar envios e otimizar as distribuições. Isso ajuda a antecipar diversos problemas relacionados às operações.

Ao fazer um bom planejamento na logística de transporte da sua empresa, você terá um processo fluido e eficiente, sem gargalos. Para isso, pratique as recomendações mencionadas para colocar sua marca em evidência e superar seus concorrentes.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite o momento para conferir como a logística 4.0 pode ajudar a reduzir os custos com frota.

Posts relacionados

Deixe um comentário