Manutenção sustentável: 5 dicas para sua gestão de frota

4 minutos para ler

Você conhece os benefícios de adotar a manutenção sustentável na sua gestão de frota? Eles vão desde a economia e melhora significativa no fluxo de trabalho até o aumento dos resultados.

Optar por uma gestão de frota sustentável é uma ótima escolha, e a ação diz muito sobre sua empresa. Mostra que ela se preocupa com o meio ambiente e está se empenhando para ajudar de alguma maneira nessa importante causa.

Quer saber como estabelecer uma política de manutenção sustentável na sua gestão de frota? Preparamos 5 dicas. Confira abaixo!

Qual é a relação entre manutenção e sustentabilidade?

A manutenção sustentável é a melhor opção para uma frota ecologicamente correta. Fazendo a manutenção regularmente, você estende a vida útil dos veículos e economiza bastante na queima de combustível. Uma boa manutenção pode garantir não só a sustentabilidade como também a economia, uma vez que você diminui os custos com renovação de frota.

Como tornar a manutenção da frota sustentável?

Agora que já sabemos a importância de estabelecer uma política de sustentabilidade, vamos às dicas!

1. Encontre veículos mais econômicos

Escolher o modelo certo de veículo é fundamental. Se você procura economia, deve começar pelos cálculos mais básicos: quanto mais combustível seus veículos gastarem, menor será o lucro da empresa.

Com menor queima de combustível, os veículos terão menos emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente. Prefira também os modelos que têm maior vida útil de peças e que demandam menos manutenção.

2. Programe sua manutenção sustentável preventiva

A manutenção preventiva é crucial para estabelecer uma frota sustentável. Por meio dela, seus veículos terão um ótimo desempenho, precisarão de menos trocas de peças e estarão sempre programados para a economia de combustível.

Powered by Rock Convert

Se você quiser estender a vida útil da frota, prevenir carros parados e gastos com novas peças, programe sua manutenção preventiva!

3. Planeje a melhor roteirização possível

Você deve pensar toda a rota antes que seja realizada. Avalie todo o trajeto, encontre caminhos que sofram menos desgaste, otimize o tempo e tenha atenção com os limites de cargas e o consumo.

Uma outra dica valiosa é analisar bem os horários de tráfego e fazer o possível para evitar engarrafamentos, os quais podem aumentar o consumo de combustível do veículo.

4. Defina metas de sustentabilidade para sua frota

É possível iniciar uma grande revolução sustentável na sua frota ao estabelecer metas e explicar aos motoristas os motivos das mudanças.

Comece a implantar as medidas, determine metas de consumo de combustível e outros indicadores importantes. Os resultados serão rápidos e efetivos após a implementação das mudanças.

5. Faça uso do rastreamento

O rastreamento dos veículos é uma excelente medida de sustentabilidade. Com o serviço, é possível ter um monitoramento de carga em tempo real e um gerenciamento de riscos, prevenindo situações como excessos de velocidade nas pistas, mau uso dos veículos, atrasos, entre outras. Também se torna viável ter um relatório completo da viagem — com todas as paradas, velocidade e trajetos.

Como você viu, são muitos os benefícios de apostar em manutenção sustentável. Além disso, promover uma visão mais ecológica e econômica na sua empresa é fundamental nos dias de hoje e melhora sua imagem no mercado.

O que achou das dicas sobre sustentabilidade? Compartilhe o post nas redes sociais para atingir mais pessoas.

Posts relacionados