Quer saber como fazer o monitoramento de carga de forma eficiente?

4 minutos para ler

O monitoramento de carga é um dos processos mais complexos e necessários quando falamos sobre a gestão de frotas. Garantir que essa atividade aconteça com precisão é o melhor modo de fazer com que o seu negócio não seja impactado por situações de sinistros.

A segurança da frota é uma necessidade do negócio, que deve adotar algumas boas práticas fundamentais para que o monitoramento seja eficiente. Um furto, roubo de cargas ou uma batida pode acarretar grandes prejuízos para o negócio e prejudicar o seu desempenho financeiro.

Neste artigo, você vai conhecer as principais atitudes para conseguir implementar um monitoramento de carga eficiente. Tenha uma boa leitura!

Faça um planejamento estratégico

O primeiro passo para conseguir ter eficácia no seu monitoramento de carga é ter um planejamento estratégico consolidado. Para tanto, faça um diagnóstico do seu processo de monitoramento atual, com uma análise SWOT, e um plano de ação com um cronograma e metas para a sua gestão de frotas.

Invista em tecnologias para frotas

Quanto o seu negócio investe em tecnologia? Hoje, é impossível dissociar alta performance de inovação. Para que o seu processo de monitoramento da frota seja preciso e eficiente, é fundamental apostar em soluções tecnológicas. Uma delas, por exemplo, é a telemetria. Com essa ferramenta, você consegue monitorar a carga em tempo real.

A telemetria é um serviço de rastreamento aprimorado que permite uma gestão a distância com exatidão e qualidade de informações. Tal recurso é essencial para as tomadas de decisão do negócio serem cada vez mais certeiras, principalmente em situações emergenciais, como uma necessidade de mudança de rota.

Tenha um seguro para cargas

A segurança da frota vai além do monitoramento da carga. Sabemos que essa atividade já traz diversos ganhos para a operação, uma vez que inibe ocorrências de furto e informa ao monitoramento as condições de dirigibilidade do veículo.

No entanto, mesmo com todo o cuidado, ainda existem casos adversos e imprevisíveis. Nesse sentido, é essencial contar com um seguro de carga. Dessa forma, a sua empresa se protege financeiramente do risco de tais cenários.

Powered by Rock Convert

Aposte na comunicação social

Comunicar bem é a chave do sucesso de qualquer negócio. A segurança da sua frota está também relacionada com o modo como os seus motoristas dirigem. Uma maneira interessante de educá-los, e ainda melhorar o relacionamento com os clientes, é ter um canal de comunicação para que os usuários das pistas possam relatar alguma ocorrência que presenciaram.

Plote na sua frota os dados sobre o seu SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) com o seguinte CTA (Call to Action, ou Chamada para Ação): “como estou dirigindo?”. Assim, os seus motoristas serão mais cuidadosos na direção e as pessoas que utilizam a pista terão mais confiança na sua marca ao perceber que ela é responsável.

Capacite os seus colaboradores

A rotina de monitoramento não é simples, e é preciso que os seus colaboradores estejam capacitados para fazê-la. Entender de mobilidade urbana e acompanhar a roteirização da frota e as condições de trafegabilidade das pistas são tarefas que demandam muita atenção e conhecimentos analíticos.

Treine a sua equipe para que possa aprimorar mais essa capacidade e acertar nas tomadas de decisão e no monitoramento de carga.

Consolide indicadores de controle

Como podemos falar em monitoramento inteligente de carga, se não temos indicadores de controle e de performance? Por isso, é primordial desenvolver os indicadores mais aderentes ao formato da operação do seu processo logístico.

Claro que existem algumas métricas universais, como as ocorrências de sinistros, mas há outras que devem ser calibradas para o fim estratégico do seu negócio.

Esperamos que você tenha aprendido mais sobre o monitoramento de carga. Se está começando a implementar esse processo na sua empresa ou precisa otimizar a qualidade dele, use este post como um guia. Com as nossas dicas, com certeza, você vai conseguir fortalecer o monitoramento de carga e conquistar a alta performance.

O que você achou deste artigo sobre o monitoramento de carga? Se gostou, então, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas suas redes sociais! Até breve!

Posts relacionados

Deixe um comentário