Oficina terceirizada: conheça as vantagens e desvantagens!

oficina terceirizada
4 minutos para ler

Na logística, existe uma verdade que nunca muda: a produtividade de uma frota sempre estará ligada à durabilidade dos seus veículos. Por conta disso, é comum que os gestores passem algum tempo considerando as opções disponíveis para a manutenção das unidades. Então, elaboramos este post elencando os prós e contras de contar com uma oficina terceirizada.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, respondemos às principais questões desse assunto, explicando o conceito de terceirização de serviços para depois apresentar cada uma das vantagens e desvantagens dessa solução. Acompanhe!

O conceito de terceirização

Terceirizar é uma prática cada vez mais comum no universo empresarial. Isso tem acontecido por conta de um estímulo legislativo, criado ainda em 2017 sob a forma da Lei nº 13.249, que descreveu as relações de trabalho e prestação de serviços por terceiros — enquanto empresa ou profissional autônomo.

Sendo assim, a terceirização é uma solução atraente por flexibilizar o setor, fazendo com que uma empresa economize muito dinheiro que seria gasto na implementação de uma oficina dedicada à própria frota. No fim das contas, cabe ao gestor equilibrar os altos e baixos dessa prática, identificando aquilo que é melhor para a sua operação, decidindo entre um contrato terceirizado ou a formação de uma equipe interna.

As vantagens de uma oficina terceirizada

Primeiro, vamos pelo lado positivo. De maneira geral, a manutenção veicular de uma frota deve apresentar alguns quesitos básicos, como a agilidade nos diagnósticos e reparos e um bom custo-benefício. Com isso, a produtividade é protegida e os gastos são controlados. Entenda!

Serviço especializado

Sendo o contratante, você tem o poder de escolha, decidindo aquele que se encaixa melhor em seu segmento entre os inúmeros estabelecimentos existentes no mercado. Por conta disso, você pode selecionar uma equipe capacitada, com repertório técnico especializado nos modelos da sua frota.

Redução de custos

Basta considerar todos os custos com treinamento profissional, contratação e investimento em máquinas e ferramentas que são necessárias para a formação de uma equipe interna. Terceirizando, você reduz todos esses gastos, ganhando uma parceria ágil e competente após fechar o negócio.

Powered by Rock Convert

Maior flexibilidade

Digamos que, por algum motivo, a equipe contratada não está obtendo bons resultados nos seus caminhões. Nesse caso, você poderá encerrar o contrato de terceirização que, pela ausência de vínculo empregatício, simplifica a substituição de equipes e profissionais que não apresentem um bom desempenho.

As desvantagens de uma oficina terceirizada

Mas nem tudo é perfeito! É nesse momento que você deve jogar na balança todas as vantagens listadas acima e ver como elas se comportam ao confrontar os lados negativos dessa experiência. Dê uma olhada!

Busca pelo parceiro ideal

A compatibilidade não é um aspecto garantido na terceirização. Sem um ponto de referência, o gestor não tem como saber as condutas da oficina terceirizada. Por conta disso, é possível que se decepcione com alguma equipe, seja pela ineficiência dos serviços, seja pelo descomprometimento dos mecânicos, seja por situações semelhantes.

Dependência

Essa é uma desvantagem em relação às equipes internas. Quando terceiriza, você deve reconhecer que está estabelecendo uma relação de dependência com esse estabelecimento. Caso a oficina já esteja abarrotada de ordens de serviço, os seus veículos podem ficar ociosos por mais tempo no pátio, sem que você possa alternar para outra oficina.

Menor controle

Um contrato terceirizado também é flexível para o contratado. É por conta disso que o gestor da frota perde parte do controle sobre a operação, pelo menos no que diz respeito às questões de manutenção. O gestor não poderá orientar os funcionários como se fossem os seus subordinados. Por isso, ele não conseguirá evitar procedimentos inadequados sem antes passar a reclamação para o chefe da oficina terceirizada.

Por fim, também vale destacar os prós e contras de uma equipe interna. Pelo lado negativo, você tem o maior investimento e o comprometimento legal com a nova equipe. Em contrapartida, a sua operação fica mais independente e conta com reparos super-rápidos, por conta da dedicação exclusiva do time interno.

Gostou deste artigo explicando os aspectos de uma oficina terceirizada? Então aproveite essa jornada no tema para aprender como elaborar um plano de manutenção para a sua frota!

Você também pode gostar

Deixe um comentário