As melhores práticas para otimização de rotas

7 minutos para ler

Comandar uma empresa com operações logísticas pode ser uma tarefa desafiadora. Você precisa contar com uma equipe competente e ágil na resolução de problemas e coerente na apresentação de sugestões. Por conta disso, aproveitamos para trazer neste artigo o conceito da otimização de rotas.

Você já aplicou essa metodologia em sua empresa? De qualquer maneira, preparamos algumas dicas para explicar esse procedimento. Destacaremos os problemas que podem ser solucionados e as principais razões para introduzir essa prática gerencial na sua operação. Continue a leitura!

Saiba o que é exatamente otimização de rotas

Como você sabe, a otimização remete a todo o conjunto de práticas que visam eliminar etapas e cortar desperdícios, assim como reduzir a ociosidade e aumentar a produtividade. Sendo assim, quanto antes você aplicar esse conceito no planejamento das suas rotas, mais cedo alcançará esses benefícios operacionais.

É justamente aqui que migramos para outra questão dentro desse tema. Afinal, quais são os principais desafios a serem superados pela otimização de rotas? Para responder essa pergunta, listamos algumas situações abaixo. Confira:

  • economia de combustível, pela escolha de trajetos mais fluidos;
  • satisfação do consumidor, por conta de entregas mais rápidas;
  • aumento da produtividade, com menor ociosidade nas oficinas, selecionando trajetos menos nocivos à condição mecânica das unidades.

Veja por que colocar esse conceito em prática

Para além das situações listadas, vale lembrar que o maior trunfo da otimização está em evitar a recirculação. Muitas vezes as unidades refazem um mesmo percurso, inúmeras vezes, com deslocamentos, embarques e entregas que não são coerentes. Se os veículos estão na rua, você deve extrair o máximo de eficiência de cada operação, equilibrando:

  • o maior número de ordens, entregas e retiradas por deslocamento;
  • o menor tempo de imobilidade durante o trajeto;
  • o menor consumo de combustível por percurso.

Evidentemente, essa não é uma tarefa tão simples. Mas com a capacitação da equipe nesse conceito, sua operação começará a colher os frutos de roteirização otimizada. Além disso, lembramos a importância de se contar com o auxílio tecnológico nessa tarefa.

Descubra como realizar a otimização de rotas

Agora que você entendeu sua importância, saiba de que formas você pode obter a devida otimização de rotas. Confira as nossas 5 dicas a seguir!

1. Faça o monitoramento das suas cargas

Sua empresa lida com frotas de caminhões? Independentemente de seu porte, é essencial realizar o monitoramento das cargas, o quanto antes. A medida garante mais eficiência na sua entrega, além de agregar mais segurança a ela. E, é claro, também aos seus motoristas.

Com as cargas monitoradas você ainda pode realizar alterações de última hora, se houver necessidade. Afinal, será de seu conhecimento, especificamente, o local em que se encontra o caminhão. Sem contar que você reconhecerá tranquilamente o mais apto e propício a suprir alguma solicitação a mais.

2. Invista nos eficazes cartões combustíveis

O cartão de combustível vem com sistemas que realizam o acompanhamento de toda despesa feita com abastecimentos. Isso funciona em tempo real, facilitando assim a administração da sua frota. É muito fácil aderir ao programa e escolher suas configurações. Há uma série de privilégios que esse recurso pode trazer a você.

Com o cartão você checa os prazos para entregas em determinadas regiões; confere as listagens de locais em que for aceito o uso do cartão; confirma se existem taxas administrativas; você pode ativar a opção de controle por celular; fora a possibilidade de pagamento de outros serviços por meio do cartão.

Powered by Rock Convert

3. Implemente algumas soluções tecnológicas

A otimização de rotas tornou-se extremamente viável com a ajuda da tecnologia. Existem softwares e sistemas que ajudam na escolha das melhores rotas, deixando tudo muito mais facilitado. Economize, reduzindo consideravelmente seu custo de operações com o auxílio da tecnologia.

Um software de gestão de frotas oferece à sua empresa um controle bem satisfatório de seus processos. Ele entrega a você uma série de dados relevantes — a média de combustível usado, por exemplo. Ou o momento mais adequado para fazer alguma manutenção em determinado veículo.

4. Mantenha sua equipe muito bem treinada

Treinamento é essencial para qualquer equipe, concorda? Manter seus motoristas e outros colaboradores em frequente treinamento garantirá entregas mais efetivas. Ganhe mais rapidez e excelência em suas entregas adotando essa ferramenta. Seu cliente certamente notará a diferença.

5. Elabore a gestão de processos integrada

A logística integrada é fundamental para otimizar suas rotas, bem como para o bom andamento de quaisquer outros processos ligados à entrega de uma carga. Atividades operacionais e de gestão precisam trabalhar lado a lado. Para isso você pode contar com os softwares de logística, um complemento aos que citamos.

Seus colaboradores também devem se mostrar sempre prontos para que os fluxos de dados circulem e para cumprir com todas suas incumbências — como a checagem de cada viagem ou garantir a entrega das cargas. Tudo conforme as normas preestabelecidas pelo planejamento.

Lembramos que também é imprescindível facilitar as relações estratégicas perante seus clientes. É preciso identificar de forma ágil qualquer feedback obtido, no que se refere aos transportes e às entregas.

Entenda por que vale a pena investir em automatização

Nesse cenário, é recomendável que você contrate alguma solução automatizada para a otimização de rotas. Agora, confira os principais ganhos que isso proporcionará à sua empresa!

Economize mais com a adoção do sistema

Aqui está um critério importantíssimo para qualquer operação logística. Você observará, a curto prazo, que esses cortes se perpetuam, devido às reduções nos custos de abastecimentos, substituições e reparos de pneus. Assim como taxas de pedágios, manutenções preventivas e corretivas e mesmo a queda de infrações de trânsito.

Garanta mais efetividade nos processos

Enquanto gestor, sua tomada de decisão será refinada. Você ganhará agilidade para fazer escolhas que, sem a otimização de rotas, seriam um “tiro no escuro”. Hoje as soluções geram relatórios completos de tempos e custos empregues em cada deslocamento. Elas permitem que você aposte em trechos com menor perda de tempo, dinheiro e eficiência.

Invista mais no crescimento da empresa

A otimização de rotas pode alavancar seus indicadores operacionais de maneira significativa. Softwares especializados monitoram o tráfego regional, identificando alterações no trânsito. Com isso, você economiza até 30% nos seus gastos operacionais e, ao mesmo tempo, aumenta o número de entregas realizadas em quase 15%.

Como você pôde ver, não faltam motivos para investir na otimização de rotas. Podemos concluir que, quanto antes um gestor se alia à tecnologia disponível, mais cedo ele sairá na frente da concorrência. Aumente o controle sobre cada veículo e cada gasto realizado, integre mais seus colaboradores com o uso da tecnologia e economize!

Gostou das nossas dicas? Então, assine a nossa newsletter e curta as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn! Fique por dentro do que acontece no mercado de gestão de frota.

Posts relacionados

Deixe um comentário