As melhores práticas para otimização de rotas

otimizacao-de-rotas
4 minutos para ler

Comandar uma empresa com operações logísticas pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, você precisa contar com uma equipe competente, que seja ágil na resolução de problemas e coerente na apresentação de sugestões. Por conta disso, aproveitamos para trazer neste artigo o conceito da otimização de rotas.

Você já aplicou essa metodologia em sua empresa? Seja como for, preparamos este conteúdo para explicar esse procedimento, destacando os problemas solucionados e as principais razões para introduzir essa prática gerencial na sua operação. Embarque nesta leitura!

O que é a otimização de rotas?

Como você bem sabe, a otimização remete a todo o conjunto de práticas que visam eliminar etapas, cortar desperdícios, reduzir ociosidade e aumentar a produtividade. Sendo assim, quanto antes você aplicar esse conceito no planejamento das suas rotas, mais cedo alcançará esses benefícios operacionais.

É justamente aqui que migramos para outra questão nesse tema. Afinal, quais são os principais desafios a serem superados pela otimização das rotas? Para responder essa dúvida, listamos algumas situações abaixo. Veja:

  • economia de combustível, pela escolha de trajetos mais fluídos;
  • satisfação do consumidor, por conta de entregas mais rápidas;
  • aumento da produtividade, com menor ociosidade nas oficinas, por selecionar trajetos menos nocivos à condição mecânica das unidades.

Quais as principais razões para colocar esse conceito em prática?

Para além das situações listadas, ainda vale lembrar que o maior triunfo da otimização está em evitar a recirculação, em que as unidades refazem um mesmo percurso, inúmeras vezes, com deslocamentos, embarques e entregas que não seguem uma coerência lógica.

Se os seus veículos estão nas ruas, você precisa garantir que está extraindo o máximo de eficiência de cada operação, equilibrando:

  • o maior número de ordens/entregas/retiradas por deslocamento;
  • o menor tempo de imobilidade durante o trajeto;
  • o menor consumo de combustível por percurso.

Evidentemente, essa não é uma tarefa tão simples, mas tão logo você capacitar a equipe nesse conceito, sua operação começará a colher os frutos de roteirização otimizada. Para além disso, lembramos a importância em contar com o auxílio tecnológico nessa tarefa.

Nesse cenário, é recomendável que você contrate alguma solução automatizada para a otimização das rotas. Agora, confira os principais ganhos de uma empresa otimizada!

1. Economia

Um critério fundamental para qualquer operação logística. Você observará logo no curto prazo e verá esses cortes se perpetuarem, identificando reduções nos custos de abastecimentos, substituições e reparos de pneus, taxas de pedágios, manutenções preventivas e corretivas e até mesmo uma queda nas infrações de trânsito.

2. Assertividade

Enquanto gestor, a sua tomada de decisão será refinada, ganhando agilidade para fazer escolhas que, sem a otimização de rotas, seria um “tiro no escuro”. Atualmente, as soluções otimizadoras apresentam relatórios completos de tempos e custos empregues em cada deslocamento, permitindo que você aposte nos trechos com menor perda de tempo, dinheiro e eficiência.

3. Crescimento

A otimização de rotas é capaz de alavancar os seus indicadores operacionais de maneira significativa. Softwares especiais conseguem monitorar o tráfego regional, identificando as alterações no fluxo do trânsito. Com isso em ordem, provocam economias de até 30% nos seus gastos operacionais, bem como aumentam o número de entregas realizadas em quase 15%. 

Como você pôde ver, não faltam motivos para investir em uma solução de otimização de rotas. De uma maneira geral, podemos concluir que, quanto antes um gestor se alia à tecnologia disponível, mais cedo sua empresa será capaz de sair na frente da concorrência.

Gostou deste artigo? Então assine a nossa newsletter e curta nossa página no Facebook e no Linkedin para ficar por dentro do que acontece no mercado de gestão de frota!

Você também pode gostar

Deixe um comentário