Saiba como fazer seu planejamento estratégico para 2021

4 minutos para ler

O planejamento estratégico é uma ferramenta de grande importância para o sucesso de uma empresa. É ele que reúne com clareza o rumo dos negócios e orienta os colaboradores para que os negócios possam prosperar. Um bom planejamento é a diferença entre os que faliram e os que estão sobrevivendo durante a pandemia.

Mas como aproveitar esse recurso na gestão de frotas e garantir que os próximos anos sejam promissores para o seu negócio? A seguir você vai descobrir como criar o planejamento estratégico certo para a sua empresa. Boa leitura!

O que é o planejamento estratégico e por que criar um?

Um plano estratégico é um documento escrito que indica o caminho a seguir para o seu negócio. Ele estabelece os objetivos da empresa ou de um determinado departamento, e explica por que eles são importantes.

O planejamento estratégico é essencial, pois oferece um senso de direção por meio de metas mensuráveis. É uma ferramenta útil para orientar as decisões do dia a dia e também para avaliar o progresso de todos os envolvidos e as necessidades de ajuste durante o processo.

Criar o planejamento estratégico traz agilidade para ajustar problemas que podem gerar prejuízos irreparáveis.

Qual a importância do planejamento estratégico?

Existem alguns motivos que mostram a relevância de adotar esta ferramenta na sua gestão. Confira:

  • descreve um caminho claro para a empresa: funciona como um roteiro, definindo claramente o melhor caminho a seguir nos próximos anos;
  • traz foco: ajuda a desenvolver metas e objetivos certos e faz com que todos os envolvidos foquem no que é mais importante;
  • melhora a autoconsciência da empresa: a organização passa a ter clareza sobre seus pontos fortes e fracos entendendo o que precisa ser melhorado e como tirar mais proveito do que já faz bem;
  • motiva a equipe: com objetivos claros, a equipe entende que seu esforço tem importância direta no resultado da empresa, tonando-se mais motivada a alcançar as metas.

Como fazer seu planejamento para 2021?

Criar um planejamento estratégico não é uma tarefa impossível, seguindo cinco passos é possível criar um bom plano para guiar os esforços da empresa no próximo ano.

Powered by Rock Convert

1. Analise com cuidado a sua empresa

Busque e avalie informações sobre o ambiente interno e externo da organização. Analise desde o faturamento do ano anterior, como a concorrência passou pela pandemia e até previsões do mercado no próximo ano. Seja realista ao fazer essa análise.

2. Pontue a identidade da empresa

Defina a missão, visão e valores do seu negócio. Seja prático ao definir estes itens, conceitos muito abstratos podem atrapalhar.

3. Defina suas metas e objetivos

Determine onde a empresa quer chegar e quais indicadores devem ser acompanhados para entender se as metas estão sendo alcançadas.

4. Crie um plano de ação

Organize o plano e comece a executá-lo, definindo datas e funções do que precisa ser feito e por qual departamento ou colaborador. Por exemplo, a partir do planejamento estratégico, defina o plano de manutenção da frota e o planejamento de logística de forma detalhada com roteiros de processos, responsáveis e assim por diante.

5. Faça monitoramento

Acompanhe e analise o andamento do planejamento. Reúna-se com a equipe com frequência para entender se o planejamento está dando certo ou se precisa de ajustes em alguns pontos.

Montar o plano estratégico da empresa é a melhor forma de começar a se preparar para 2021. Especialistas ainda não são unânimes sobre a retomada da economia nos próximos meses, por isso é importante se planejar e criar diferentes metas que possam se ajustar a diferentes cenários.

Para entender mais sobre como usar um planejamento estratégico, otimizar sua frota e organizar melhor a sua empresa, assine nossa newsletter e receba conteúdos valiosos como este direto no seu e-mail.

Posts relacionados