Planilha de controle de frota: existe uma alternativa diferente?

3 minutos para ler

Empresas que trabalham com frotas, de quaisquer tipo de veículos, precisam investir em sistemas de controle que possibilite manter os carros sempre em bom funcionamento. Mas, será que existe uma alternativa à velha planilha de controle de frota?

A resposta é: sim! Felizmente, a inovação tecnológica deu origem a inúmeros sistemas que possibilitam a profissionais multi-tarefas, como você, realizar o controle e frota de uma maneira inteligente e dinâmica, por meio de processos orgânicos e automatizados.

Os aplicativos de controle de frota estão disponíveis para download e permitem que você faça a gestão dos veículos da empresa online, por meio da tela do seu celular, sem precisar se preocupar em ficar preenchendo dados manualmente. Assim, você não perde tempo com a parte burocrática da empresa, ficando livre para realizar negócios e cumprir os objetivos estratégicos.

Parametrização das regras de abastecimento

Em geral, carros de frota possuem utilizações distintas, rodando diferentes quilometragens por dia. Controlar o abastecimento de cada um e cuidar também do consumo são um desafio para quem só possui uma planilha de controle.

Um aplicativo possibilita que o controle do abastecimento seja individualizado de forma automática, estabelecendo regras de parametrização que permitem acompanhar o consumo e o desenvolvimento de cada veículo.

Geração de relatórios inteligentes

Os relatórios de controle são importantes não apenas para questões ligadas ao consumo, mas também para aspectos referentes ao desenvolvimento e à manutenção de cada veículo. Você pode gerar relatórios personalizados quando quiser, sem precisar esperar o final do mês para fazer um estudo completo por meio da planilha de controle de frota.

Facilidade de integração com o sistema ERP

Empresas modernas e antenadas têm apostado cada vez mais em sistemas ERP (Enterprise Resource Planning). Trata-se de um software que reúne todas as informações organizacionais, dados e processos vitais para o negócio, em um único ambiente, facilitando a gestão e a tomada de decisões.

Os aplicativos de controle de frota podem integrar-se ao sistema ERP, o que gera um banco de dados único que favorece à gestão empresarial. Assim, esses aplicativos buscam o melhor resultado possível com o uso dos veículos da frota.

Coleta e auditoria de dados (100% seguro)

Enquanto as planilhas são preenchidas manualmente, os aplicativos coletam e auditam os dados automaticamente, com 100% de garantia de fidedignidade. Com isso, você pode mapear os gastos da frota nos últimos meses, aferindo o valor real de cada carro para a sua empresa.

Rastreamento e monitoramento

O fato de trabalhar online dá ao sistema a possibilidade de oferecer serviços como o de rastreamento e monitoramento da frota. Além da questão da segurança, o monitoramento online contribui com a logística, uma vez que é possível identificar rotas alternativas, desviar de bloqueios e fugir de situações que possam colocar em risco tanto o motorista quanto o veículo. Isso garante também a melhoria do serviço prestado pela sua empresa, uma vez que os processos ganham mais agilidade e segurança.

Viu só como existem alternativas à tradicional planilha de controle de frotas? A tecnologia veio para ficar a para auxiliar na gestão dos negócios! Se quiser saber mais informações sobre este ou outros temas relacionados, assine a nossa newsletter agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário