Conheça 5 tendências da tecnologia para postos de combustível!

3 minutos para ler

Economia, eficiência e praticidade: esses são os principais benefícios dos postos de combustível que investem na modernidade. Por isso, aproveitamos o momento para apresentar o amanhã, explicando as principais tecnologias para o futuro desse segmento.

Como perceberá durante a leitura, todas as soluções são voltadas à economia e produtividade desses estabelecimentos, possibilitando menores custos e, por consequência, menores preços. Então, não perca tempo e venha descobrir mais sobre o tema!

Qual é a importância do investimento em tecnologia nos postos de combustível?

Como não é segredo para ninguém, os postos são operações caras e complexas. Por esse motivo, qualquer gestão no comando desse tipo de estabelecimento está sempre em busca de soluções práticas para os desafios diários, visando tanto a redução dos custos quanto a ampliação das margens.

Quais são as 5 principais tendências de tecnologia nesse setor?

Na realidade, isso vale tanto para os postos comerciais como os internos, que são sistemas de abastecimento de combustível exclusivos a uma empresa, como uma transportadora, indústria, fábrica ou afins. Em comum, todas essas operações tendem a se beneficiar com os investimentos em tecnologia.

1. Bombas com recuperação de vapores

Em 2019, todos os postos no Brasil ganharam um prazo de 15 anos para a modernização das suas bombas. O objetivo é substituir os equipamentos antigos por modelos mais sustentáveis, modernos e práticos.

Tecnicamente, as novas bombas são capazes de absorver os vapores no abastecimento, evitando a vazão de partículas contaminantes. Assim, a operação se torna mais segura, protegendo tanto o meio ambiente como os frentistas, consumidores e afins.

Powered by Rock Convert

2. Tampas herméticas

No derramamento de óleo para motor diesel, combustível ou afins: os postos são operações potencialmente perigosas quando falamos da contaminação do solo. Mesmo nos estabelecimentos mais conscientes, esse tipo de situação é inevitável.

Para contornar tal problema, muitos postos estão implementando tampas herméticas à infraestrutura do local. Esses reservatórios, completamente selados e isolados do solo, tornam-se pontos seguros para escoar os materiais contaminantes que sujam os pátios.

3. Empresas ambientalmente comprometidas

O futuro ruma na direção de um amanhã mais sustentável. Para isso, os postos mergulharão nesse conceito, fazendo o possível para minimizar sua pegada de carbono, investindo em energia solar, pontos de carregamento para veículos elétricos, certificações de conformidade ambiental e por aí adiante.

4. Condutividade

Essa é a tecnologia empregue na tubulação que conecta os reservatórios às bombas de combustível. Aqui, a modernização é representada pelos tubos de polietileno, que substituirão a tubulação galvanizada, reduzindo a condutividade e ampliando a segurança operacional do estabelecimento.

5. Energia solar

Além de buscar a automatização dos serviços, abrindo mão de frentistas e caixas, muitos postos do futuro migrarão para o consumo de eletricidade renovável, como a que pode ser produzida pela luz solar. Dessa forma, a operação consegue combinar economia e sustentabilidade operacional.

No fim das contas, existe a expectativa de que esses cortes tornem as experiências de abastecimento muito mais práticas, rápidas e baratas, resultando em um desconto-combustível.

Gostou deste post apontando as próximas tecnologias dos postos de combustível? Atentar-se às novas tendências é essencial para que consiga verificar as melhores e implementá-las em seu negócio. Então, aproveite o momento para espalhar essas novidades para os seus amigos e familiares, compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário