Como o rastreamento veicular pode ajudar na redução de custos?

Rastreamento veicular
4 minutos para ler

Gerenciar frotas pode ser uma tarefa complexa, sobretudo quando pensamos na segurança das unidades. Não raramente, as frotas são compostas por veículos de transporte de cargas, considerados alvos interessantes à criminalidade. Pensando nessa preocupação comum aos profissionais do ramo, preparamos este post para esclarecer o rastreamento veicular.

Afinal, trata-se de uma abordagem prática à segurança das cargas e dos funcionários. No entanto, nem todos os gestores conhecem essa solução, como ela funciona, quando é recomendada e quais os seus benefícios. Por isso, compilamos este conteúdo com o intuito de sanar todas essas curiosidades. Acompanhe!

O que é o rastreamento veicular?

É uma solução para monitorar a localização dos seus veículos em tempo real. O rastreamento é realizado por meio de um dispositivo de geolocalização, que é instalado no interior da unidade. Tecnicamente, pode ser composto por duas tecnologias, acompanhadas de suas antenas específicas para a recepção e emissão dos sinais necessários à atividade. As tecnologias são:

  • GPS, Sistema de Posicionamento Global;
  • GPRS, Serviços Gerais de Pacote por Rádio.

Ambos os sistemas integram-se para garantir o monitoramento da operação. Enquanto o GPS recebe as informações dos satélites, o GPRS vai encaminhá-las para a central de observação.

Como funciona?

O funcionamento do rastreador poderá variar dependendo da sua tecnologia . Tratando-se dos sistemas de rastreamento por GPS, esses dispositivos estarão ancorados a uma rede com dezenas de satélites, devidamente equipados e prontos para localizar o veículo.

Já aqueles equipados com rastreadores de radiofrequência, utilizarão uma tecnologia similar à localização de celulares pelo seu IMEI: a triangulação. Esse é um procedimento que observa a ressonância do sinal emitido e o cerca, triangulando-o entre as três antenas mais próximas e assim, determina sua posição exata.

Quais os principais benefícios desses dispositivos?

As vantagens do rastreamento veicular justificam sua contratação. Afinal, todas as empresas que recorrem a essas soluções pretendem aprimorar a segurança de sua frota de maneira rápida, prática e acessível. Agora, confira os principais benefícios dos rastreadores!

Powered by Rock Convert

Controle

Como você bem sabe, a gestão de frotas é um cargo de muita estatística, controle e tomada de decisão. Em um breve apanhado, perceba que um veículo rastreado poderá notificar, em tempo real, sobre:

  • velocidade de deslocamento;
  • consumo de combustível;
  • trajeto realizado;
  • abastecimentos;
  • paradas.

Apenas com essas informações, você já consegue identificar possíveis desvios de conduta nos funcionários que fogem às rotas planejadas, conduzem de maneira agressiva ou perdem muito tempo parados. A eficiência de uma frota depende, sobretudo, da responsabilidade e da disciplina daqueles ao volante. Nas mãos de um gestor competente, o rastreamento é uma ferramenta valiosa.

Segurança

Infelizmente, os motoristas da estrada convivem com o perigo de uma ameaça iminente, já que existe um setor da criminalidade dedicado ao ataque e roubo de cargas. Para essa situação, o gestor de frotas deve se antecipar, incentivando a instalação de rastreadores em todas as unidades.

O ganho em segurança é tão alto que contempla o funcionário, a carga e o veículo. Observe que, em situações de socorro, o rastreador agilizará os processos de busca e resgate. Já nos cenários de roubo do veículo, o rastreamento continuará emitindo a localização em tempo real, auxiliando a ação policial ao recuperar a unidade e, possivelmente, a carga.

Economia

Ao notificar a seguradora de que o veículo conta com uma solução de rastreamento, você possivelmente ganhará um desconto na apólice. Considerando as frotas de todos os tamanhos, qualquer abatimento em um serviço de larga escala pode oxigenar o orçamento da operação.

Em resumo, os rastreadores veiculares são dispositivos indispensáveis para as frotas, sendo recomendados aos gestores que pretendem ampliar suas capacidades ao controlar, proteger e poupar. Além disso, vale analisar as diferentes soluções disponíveis no mercado, que oferecem suporte 24h, transmissão do áudio na cabine, entre outros diferenciais.

Gostou desse post sobre os benefícios do rastreamento veicular? Então, aproveite para aprimorar a sua frota lendo sobre a gestão do pagamento do frete e aprenda a otimizar o pagamento a terceiros!

Você também pode gostar

Deixe um comentário