Saiba por que a renovação de frota é essencial para a sua empresa

renovação de frota
4 minutos para ler

A renovação de frota é algo fundamental para manter a eficiência dos transportes e é praticamente obrigatória para toda empresa do setor. O fato é que veículos mais antigos já passaram por muito desgaste, e chega uma hora em que a troca deve ser feita. Mas você sabe quais são os benefícios que ela pode trazer?

Vamos conhecer alguns dos benefícios da renovação de frota e entender por que ela é tão importante? Então, continue com a gente!

Modelos mais novos costumam ser mais econômicos

Para que você entenda o primeiro benefício da renovação de frota, vamos fazer uma comparação com o seu carro. Isso mesmo! Lembra-se do alto consumo com combustível há pouco mais de 10 anos? Com os preços atuais, isso representaria um grande desperdício financeiro, e é exatamente isso que acontece.

Sejam carros, sejam caminhões, a tecnologia evoluiu muito, e os modelos mais atuais costumam ser bem mais eficientes. Por isso, toda estratégia de gestão de frotas tem de contar com a renovação dos veículos. Afinal, economizar com combustível nunca é uma má ideia.

Os gastos com manutenção são reduzidos

Outro benefício é a redução dos gastos com os caminhões. Por mais que você aposte na manutenção preventiva ou preditiva e mantenha a frota sempre em ordem, conforme a idade dos veículos vai avançando, eles começam a quebrar mais e gerar despesa. Uma das maneiras de evitar isso é apostar na renovação de frota.

Primeiramente, veículos mais novos costumam quebrar bem menos e, caso aconteça, você ainda pode contar com a garantia do fabricante em muitos casos. Além disso, caminhão parado sempre traz prejuízo e, quanto menos vezes isso acontecer, melhor para a empresa.

Powered by Rock Convert

Há mais segurança

A segurança ao dirigir também é outro ponto bem importante na renovação de frota. Fazendo novamente uma relação com os carros mais antigos: eles costumavam vir com airbags? Boa parte não vinha ou tinha esse item como opcional. Hoje, sabemos a importância dessa tecnologia para salvar vidas.

Isso já é uma realidade em alguns modelos de caminhões, mesmo os mais pesados. Mas temos outros itens como freios, sistemas de direção e suspensão, que elevam bastante o conforto e a dirigibilidade. A tecnologia avança a passos largos, e dois fatores costumam ter o foco das montadoras: desempenho e segurança.

Muitos modelos prejudicam menos o meio ambiente

Por falar em desempenho, você sabia que os caminhões de hoje são muito menos poluentes? Basta olhar para o escapamento e ver — ou não — aquela terrível fumaça preta que saía dos modelos antigos. Os controles de emissão são bem mais rígidos atualmente e tendem a aumentar. Quem apostar na renovação de frota agora tende a evitar dores de cabeça no futuro.

Outra questão é a poluição sonora. Os caminhões modernos são bem mais silenciosos, tanto para quem dirige como para quem está nas ruas. Não entende o porquê de isso ser algo bom? Uma empresa preocupada com o meio ambiente tende a se destacar no mercado, o que pode trazer mais negócios.

O país incentiva a renovação da frota de caminhões

Mas a cereja do bolo são os incentivos para a renovação de frota. Em São Paulo, por exemplo, é possível obter até 100% de financiamento a juros zero em até 96 meses — ainda restrito à região do Porto de Santos. Outras ações têm surgido, como crédito e isenção de ICMS no estado do Rio de Janeiro, desde que o veículo com mais de 20 anos seja entregue para reciclagem.

Viu como a renovação de frota pode ser algo importante para alavancar o crescimento da empresa? O importante é não encarar tal ato como uma despesa, mas sim como um investimento que trará muitos benefícios. Faça aos poucos, programe as trocas e veja os resultados sem comprometer as finanças.

Ainda não tem certeza se chegou a hora de trocar os veículos por modelos mais novos? Então, leia o nosso post e conheça alguns fatores determinantes para a renovação de frota!

Você também pode gostar

Deixe um comentário