Como aplicar a roteirização de transportes na gestão de frotas?

roteirizacao-de-transportes
4 minutos para ler

Você se lembra quando falamos da roteirização de transporte em outro artigo do blog? Atualmente, ela é fundamental para quem quer se destacar em meio às outras empresas e ainda levar o melhor serviço aos seus clientes. Mas você sabe como implementá-la na sua organização e quais são os resultados relevantes gerados por ela?

Ao longo deste texto, vamos nos aprofundar ainda mais nesse assunto tão importante, conhecer mais algumas vantagens da roteirização de transporte e os impactos que ela traz!

O que é e como aplicar a roteirização de transporte em sua empresa?

A roteirização funciona como uma lista pré-definida de quais locais visitar primeiro e por quais vias isso deve ser feito. Com ela, é possível evitar engarrafamentos e vias em más condições, reduzindo, em consequência disso, a distância e o tempo do trajeto.

Para colocar esse processo em prática, você pode fazer o uso de diversos aplicativos existentes no mercado, como o Minhas Rotas. Eles automatizam a roteirização, tornando-a muito mais prática e rápida. Nesse caso, basta inserir a origem e os destinos das entregas e aguardar que o software calcule o trajeto!

Alguns aplicativos também trazem a função da telemetria, muito útil para analisar se o motorista está na rota correta, conferir o consumo de combustível e até mesmo traçar um novo trajeto, caso ocorra algum imprevisto. Essas ferramentas também são ótimas para evitar roubos e sequestros de carga.

Quais são as vantagens para a gestão de frotas?

A roteirização de transporte traz uma série de benefícios. Alguns deles são tão importantes que podem definir se uma empresa tem ou não destaque no mercado. Vamos conhecer algumas das vantagens mais impactantes? Confira!

Redução de custos com combustível

A variação dos valores do combustível é, com certeza, uma preocupação constante no dia a dia do gestor de uma empresa de transportes. Afinal, ele compromete boa parte do orçamento e, quando há um maior controle dos trajetos realizados pelos funcionários, isso pode significar uma economia considerável.

Outra dica é usar um sistema para gerenciar os abastecimentos da sua frota, como o CTF Abastecimento. Ele permite que você administre melhor os gatos e consiga preços mais em conta para o combustível, sem perder em qualidade.

Menor desgaste da frota

Como a roteirização de transporte oferece um panorama das vias que devem ser percorridas, os veículos rodam menos e passam por estradas que estão em melhores condições. Desse modo, seu desgaste é bastante reduzido, o que ajuda a poupar nas manutenções.

Entregas mais ágeis

O trajeto otimizado também reduz consideravelmente o tempo do percurso e, por consequência, os atrasos nas entregas. Se você já ficou muito tempo esperando por uma encomenda, então sabe o quão frustrante pode ser caso ela não chega no horário, principalmente se for urgente.

Maior satisfação dos clientes

Se a sua empresa entrega sempre no horário combinado e, ainda, mais rapidamente que as concorrentes, com certeza seu cliente ficará bastante satisfeito. Essa agilidade e credibilidade também podem trazer outros serviços, sendo um divisor de águas para o crescimento de um negócio.

Quais dos resultados obtidos são mais relevantes?

Você conheceu as vantagens e até alguns resultados práticos para a empresa, mas será que existem outros? O fato de evitar desperdícios e economizar permite que você ofereça serviços mais eficientes e baratos, aumentando a visibilidade e a credibilidade do seu negócio. A roteirização também permite identificar falhas e aprimorar os processos.

A roteirização de transporte é tão importante e eficiente que é praticamente obrigatória para uma empresa que pretende crescer e atender seus clientes com qualidade. Além disso, ela facilita o trabalho do gestor e o permite controlar melhor as atividades realizadas.

Viu como a roteirização de transportes é importante? Então assine a nossa newsletter e receba, em seu e-mail, materiais que vão ajudá-lo na gestão da sua empresa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário