Tag de pedágio: entenda os benefícios de aplicar na sua frota

4 minutos para ler

Filas são um gasto desnecessário de tempo em qualquer situação, seja no banco, seja na estrada. Entretanto, com o avanço da tecnologia, conseguimos otimizar nosso tempo nas situações do dia a dia por meio de invenções e dispositivos. Um exemplo é a tag de pedágio.

Quem circula pelas estradas do país sabe que não tem como escapar dos postos de pedágio. Algumas vezes, há mais de um até na mesma estrada. Essas pequenas paradas custam um tempo precioso ao transporte de cargas.

Por isso, a tag que possibilita o pagamento automático do pedágio é tão útil. Continue a leitura para entender como ela pode ajudar na logística e nas finanças da empresa.

O que é a tag de pedágio?

A tag de pedágio é um dispositivo colocado na parte interna do vidro dianteiro do veículo, que permite ao caminhoneiro passar pela praça de pedágio sem precisar parar para fazer o pagamento ao atendente.

A tecnologia de identificação por radiofrequência usada na tag surgiu na Segunda Guerra Mundial, em 1937. Durante a guerra, o Exército e a Marinha monitoravam alvos por meio de radares, mas não sabiam distinguir quais eram de países aliados. Então, o inventor do radar, Sir Robert Alexander Watson-Watt, criou em conjunto ao exército britânico o sistema de identificação.

A partir do uso de sinais de rádio, é possível trocar informações entre dispositivos de forma eficiente e sem erros. De lá pra cá a tecnologia de Sir Robert ganhou diversos usos práticos para o novo século, desde o controle de estoques em supermercados à cobrança de pedágio.

Powered by Rock Convert

Como funciona a tag de pedágio?

A tag é uma etiqueta instalada no veículo e funciona de forma integrada a um sistema RFID (Identificador de Radiofrequência). Uma antena e um transceptor estão instalados em uma cabine específica na praça de pedágio.

Quando o caminhão passa pela cabine, a antena consegue ler a etiqueta e enviar a informação ao sistema que armazena os dados e faz todo o trâmite de descontos dos valores de pedágio devidos. O processo é completamente automático.

A instalação da tag é muito simples e não requer gastos financeiros ou ajustes no veículo, basta fixa-la no para-brisa e já estará pronta para uso.

Quais são os benefícios de utilizar tag na frota?

Veja agora algumas das principais vantagens de usar uma tag de pedágio na sua frota:

  • redução do transit-time — como o motorista não precisa parar para efetuar o pagamento, o tempo gasto na estrada reduz significativamente, trazendo o benefício de maior agilidade nas entregas;
  • planos de pagamento pré e pós-pago — é possível escolher a forma de pagamento, além de a tag se integrar ao sistema de vale-pedágio, gerando maior controle sobre os gastos e menos desperdício de dinheiro;
  • acompanhamento online das passagens — o gestor pode acompanhar em tempo real o trajeto da frota e os gastos, ou seja, o dispositivo também facilita o monitoramento de carga;
  • gestão total das despesas com pedágio — a tag de pedágio reúne todos os gastos da frota em uma única fatura, facilitando o controle para o gestor de frotas maiores ou que trabalha com muitos caminhoneiros parceiros;
  • segurança ao motorista — além das vantagens ao gestor, traz maior segurança ao motorista, pois ele não precisa andar portando dinheiro para o pagamento do pedágio.

Enfim, a tag de pedágio é uma forma muito inteligente de ganhar tempo e controle sobre os gastos da frota. Quanto mais otimizada estiver a logística da empresa, mais competitiva e lucrativa ela conseguirá ser.

Tem interesse por essa tecnologia, descubra como o vale-pedágio é um grande aliado na otimização da frota e dos gastos da sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário