Entenda o que é a tecnologia automotiva e como se adaptar a ela

5 minutos para ler

As novidades no setor automotivo estão acontecendo de forma muito rápida. Nos recorrentes eventos do segmento, sempre são apresentadas inovações que o tornam ainda mais tecnológico. Com a questão da sustentabilidade sendo foco, a tecnologia automotiva nas montadoras está investindo em soluções sustentáveis para novos modelos de automóveis.

Além disso, os aparatos que agregam os veículos estão cada vez mais digitais, bem como os serviços para os seus proprietários, como é o caso do tacógrafo digital e da telemetria. O aperfeiçoamento tecnológico vem para atender, também, aos gestores de frotas que precisam, cada vez mais, de automatização nos processos. Se você quer saber quais são as principais inovações automotivas, continue a leitura!

O que é a tecnologia automotiva?

Todo o desenvolvimento e aperfeiçoamento de soluções em produtos e serviços para automóveis dizem respeito à tecnologia automotiva. Ela atua na otimização de modelos de veículos, bem como na criação de máquinas mais práticas e eficientes para se realizar a manutenção deles. Outro ponto em que ela atua é em aplicativos e softwares que facilitam a vida de gestores de frotas.

Qual é a importância da tecnologia automotiva?

É a partir da tecnologia automotiva que novos segmentos de mercado surgem, bem como o aperfeiçoamento do gerenciamento de negócios. Estranho, não é mesmo? Mas é com o avanço tecnológico do setor que as empresas conseguem melhorar o seu desempenho devido à otimização do seu processo logístico, por exemplo.

Além disso, novas tecnologias contribuem para a redução de custos corporativos, seja atuando no monitoramento remoto da frota ou facilitando o controle e a gestão de combustível. Aliadas a outras ferramentas que otimizam a autonomia dos automóveis, essas tecnologias se tornam responsáveis por mudanças até no comportamento social.

Quais são as principais inovações automotivas?

Há muitas novidades ainda em modelos protótipos, outras com um custo muito alto, como os carros movidos a eletricidade e hidrogênio. Porém, as principais são aquelas cujo acesso é mais fácil e que estão em uso no nosso dia a dia. Abaixo, você vai conferir as inovações automotivas que você já pode usar no seu negócio.

Powered by Rock Convert

Tacógrafo digital

O tacógrafo é um equipamento usado em caminhões, sendo parte essencial para o processo de logística. Ele é responsável por fazer o registro de informações sobre as viagens feitas. Esses dados são muito importantes para os gestores de frotas, que podem desenvolver estratégias para otimizar o desempenho das suas entregas e garantir o melhor uso dos caminhões.

Com o tacógrafo digital, é possível coletar as informações sobre tempo, velocidade e distâncias percorridas. A informação gerada é enviada para uma central, que realiza o controle e a verificação por meio de processos automatizados. Essa ferramenta permite até que o gestor veja se o caminhão está em alguma condição que ofereça perigo ao condutor.

Tags para pedágios

A privatização das rodovias do país trouxe uma nova realidade para muitos brasileiros. Com a instalação dos pedágios, agora é comum perder um pouco de tempo nas viagens enfrentando as filas para pagar a travessia. Além disso, também se perde tempo ao trocar dinheiro, passar cartão etc. Para otimizar esse processo, é interessante contar com uma estratégia de roteirização de transporte.

Pensando nisso, surgiram tags adesivas com a tecnologia QR code. Elas ficam nos para-brisas dos automóveis e permitem que os motoristas passem pelas filas rápidas dos pedágios. Para a sua logística, isso otimiza o tempo e ainda facilita o controle de custos, uma vez que não será necessário fazer qualquer reembolso para o funcionário.

Como uma empresa pode se adaptar a essas tecnologias?

Manter-se informado é o primeiro passo para adaptar as novas tecnologias ao seu negócio. Empresas que não acompanham as inovações tecnológicas perdem espaço no mercado e correm o risco de desaparecerem. Por isso, participe de eventos do setor automobilístico e acompanhe, também, os nossos artigos.

Como as inovações tecnológicas surgem e se transformam com muita rapidez, para que o seu negócio possa se adaptar a elas, é preciso contar com uma equipe disposta a sempre aprender novos processos. Agora que você sabe o que é tecnologia automotiva, já pensou em terceirizar os serviços de gerenciamento de frota? Empresas especializadas sempre estão à frente quando o assunto é inovação.

Se você quer saber mais sobre as novidades automobilísticas, então confira agora o nosso artigo sobre a modernização da gestão de frotas! Boa leitura!

Posts relacionados

Deixe um comentário