Gestão de frota

Por que a telemetria veicular é importante para a gestão da sua frota?

abril 12, 2019
Telemetria veicular
Tempo de leitura 3 min

Quem assiste às corridas de Fórmula 1 deve ter percebido que a equipe acompanha todos os detalhes do funcionamento do carro e do comportamento do piloto. Sabem o momento ideal para trocar pneus e abastecer — e se é necessário acelerar mais ou manter uma condução mais cautelosa. Mas qual a relação disso com a telemetria veicular e a gestão de frotas?

Neste post, você vi descobrir qual é essa relação e ainda: é possível trazer para a sua empresa os benefícios da tecnologia desenvolvida para as pistas. Acompanhe!

O que é a telemetria veicular?

É o sistema de comunicação utilizado para obter uma série de informações remotamente de um veículo. Ou seja, mesmo que a localização seja remota e esse veículo esteja em movimento, é possível levantar diversos dados para auxiliar na gestão da frota, como a velocidade, o consumo, o tempo que o motor está ligado, se houve abertura de portas, dentre outros.

Além de receber tais informações, pode-se também enviar comandos ao motorista, como alertas, pedidos de correção de rota e orientações ou ao veículo, como acionamento de dispositivos e até o bloqueio do motor. Isso é possível graças ao desenvolvimento da tecnologia de redes sem fio, seja por meio de satélites ou ondas de rádio.

Quais as vantagens da telemetria veicular?

Agora que você já entendeu o que é telemetria veicular, chegou o momento de descobrir a importância dela para a gestão da sua frota. Conheça as vantagens do sistema, a seguir.

Monitora o comportamento do motorista

Uma das principais vantagens desse sistema é poder fazer o acompanhamento em tempo real do comportamento do condutor. É possível saber se ele abusa da velocidade, se está dirigindo além do horário permitido, podendo gerar horas extras não autorizadas e se segue as rotas estipuladas, por exemplo.

Essas informações podem ser utilizadas para orientação e capacitação do motorista, que deverá adotar os melhores padrões de condução.

Reduz o custo com combustível

Essa vantagem da telemetria veicular auxilia em um dos maiores desafios de quem faz a gestão de frotas: o acompanhamento e a redução de gastos com combustível. Essa economia vem por meio da identificação e correção de maus hábitos de motoristas e também no acompanhamento do veículo, que pode estar precisando de manutenção corretiva.

Melhora na gestão de frotas

Por falar em manutenção, ao utilizar esse sistema, o gestor de frotas terá em suas mãos relatórios específicos de cada veículo e motorista, bem como diagnósticos gerais. Isso permite identificar momentos ideais para manutenções preventivas e corretivas, além de trocas de pneus, por exemplo.

Aumenta a vida útil do veículo

Ao fazer com que os motoristas dirijam da maneira ideal e conseguir realizar as manutenções no momento correto, a vida útil dos veículos tende a ser máxima. Isso ocorre por diminuir sua exposição a esforços desnecessários. O resultado? Além de economizar com manutenção, os veículos serão mais valorizados ao renovar a frota.

Confere mais segurança

Por causa de todas essas vantagens, a consequência natural é o aumento na segurança de toda a frota. Com a telemetria veicular, a maior parte dos acidentes é evitada, pois os motoristas passam a respeitar constantemente as regras estabelecidas. Além disso, as falhas mecânicas são reduzidas, uma vez que o veículo estará com a manutenção em dia.

Viu como a telemetria veicular é de grande importância para a gestão de uma frota? Com ela, cada informação sobre a condução do veículo é acompanhada de perto, permitindo o alcance dos melhores resultados, como em uma corrida de carros.

Falando em automóveis, você sabe o que é preciso considerar ao escolher os carros para a empresa? Descubra agora!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário