Veja quando a terceirização da frota é a melhor opção para você

Terceirização da frota
6 minutos para ler

Administrar uma operação logística sempre será sinônimo do balanço de prioridades. Em um segmento tão repleto de informações, valores, distâncias e variáveis, acaba sendo fundamental que o gestor exercite suas habilidades comparativas de maneira a minimizar custos e aprimorar processos.

Por conta disso, acreditamos que esse é o momento adequado para discutir sobre a terceirização da frota. Afinal de contas: terceirizar é uma boa ideia? Descubra a resposta para essa e outras dúvidas a seguir!

Como funciona a terceirização da frota?

Essencialmente, terceirizar é o ato de delegar uma função, tarefa ou demanda a outra pessoa ou empresa. Quando falamos de frotas, isso corresponde à transferência de todas as responsabilidades logísticas a uma empresa competente no segmento.

Logo aqui, encontramos a maior vantagem da terceirização aos olhos empresariais: a eliminação do custo de posse. Você, enquanto gestor tarimbado, bem sabe como isso pode representar um fôlego gigantesco ao caixa da operação.

Quando terceirizar é uma boa ideia?

Basicamente, quando a empresa está consciente de todas as implicações inerentes a essa parceria. Como exemplo, podemos citar a perda da dita “publicidade ambulante”. Com frotas próprias, é possível customizar os veículos, garantindo um marketing itinerante durante os deslocamentos operacionais.

Com frotas terceirizadas isso não acontece. Na realidade, essa também é uma vantagem da terceirização, que entrega o mais puro essencialismo à operação logística: os veículos. Agora, confira quais são os outros benefícios em terceirizar!

Autonomia operacional

Geralmente, empresas em ciclos de expansão acabam ficando um tanto “perdidas” durante a criação de setores aptos para acompanhar seu crescimento. Assim, a eficiência operacional entra em declínio.

Para essas empresas, terceirizar é uma alternativa de ouro, uma vez que delega as preocupações do setor aos cuidados de uma empresa confiável.

Veículos sempre novos e disponíveis

Veículos com mais de 5 anos de uso podem ser um dispêndio a mais para o empresário. Eles demandam manutenção, troca de peças e, em alguns casos, precisam ser substituídos, o que acaba gerando um custo extra.

Por outro lado, quando você aposta na terceirização da frota, está sempre com veículos novos e bem conservados à disposição, já que fazer a manutenção desses automóveis segue como responsabilidade da terceirizada. Com isso, mesmo que os veículos tenham algum problema ou precisem ser substituídos, o transporte contratado por você será realizado sem alterações.

Flexibilidade financeira

Como você bem sabe, ter veículos é sinônimo de ter despesas, aqui representadas por parcelas de seguro, financiamentos, impostos, tributos, abastecimentos, entre outras. Nesse contexto, a terceirização se destaca garantindo elasticidade ao orçamento da operação, que não terá que se preocupar com esses gastos — que já estão embutidos no contrato com a terceirizada.

Powered by Rock Convert

Diminuição da burocracia

Manter uma frota em ordem requer uma grande preocupação com a burocracia. Documentos, renovações, vistorias, compra e venda e muitos outros procedimentos devem ser observados com certa regularidade.

No entanto, quando a frota é terceirizada, significa dizer que é a empresa que vai precisar se ocupar de todas essas tarefas — podendo, inclusive, ser responsabilizada caso você tenha algum prejuízo decorrente de irregularidades. Assim, sobra mais tempo e mais recursos para você aplicar no crescimento do seu negócio.

Especialistas no controle da frota

Outro dos benefícios da terceirização é que você pode contar com profissionais especializados e mais capacitados para gerir suas operações de logística. Dessa forma, não precisa investir em treinamento ou criar estratégias e planos para otimizar os processos.

Tudo isso será realizado por pessoas que trabalham exclusivamente com esse tipo de serviço, o que vai garantir mais agilidade e alta qualidade nos transportes — o que gera mais satisfação nos clientes por um custo bem menor, tanto em dinheiro quanto em energia depositada nas iniciativas.

Capacitação dos condutores

Da mesma forma que você conta com especialistas para gerir melhor os processos, não vai precisar se preocupar com a capacitação dos condutores. Isso quer dizer que não terá necessidade de fiscalizar suas atividades, ensinar sobre segurança no trabalho ou se responsabilizar por eventuais irregularidades que possam ser encontradas futuramente pelos órgãos fiscalizadores.

Cabe à terceirizada transmitir as diretrizes de conduta, treinar os profissionais para adotarem os protocolos e sistemas preestabelecidos e observar se o cumprimento está acontecendo de acordo com o previsto. Além disso, caso alguém fique doente ou precise ser substituído, a própria empresa deverá cuidar disso e garantir que os serviços não sejam interrompidos.

Atualidade patrimonial

Embora as unidades terceirizadas não constituam o patrimônio da empresa, ainda assim ela pode utilizar veículos novos e aptos às condições da sua operação — tudo isso sem arcar com os custos inerentes à atualização (e aos reparos, que não são poucos) de toda uma frota.

Com isso, você não precisa criar uma reserva técnica e nem manter dinheiro parado para essa finalidade. Sem contar que não vai correr o risco de se surpreender com gastos muito altos ou sofrer prejuízos com veículos parados.

Previsibilidade orçamentária

Lembra-se de todos aqueles custos inerentes à posse? Além disso, ainda se deve considerar que essas despesas flutuam de acordo com a imprevisibilidade dos eventos da sua operação logística. Com a terceirização da frota, isso deixa de ser um desafio para a empresa.

A organização que terceiriza só precisa se preocupar com a responsabilidade do custo único do contrato, relativo ao número de unidades terceirizadas — além dos bons resultados adquiridos com a parceria, é claro. Com isso, inúmeras despesas são evitadas, bem como suas flutuações, garantindo previsibilidade ao caixa da operação.

Como vimos, a terceirização da frota é altamente viável e uma excelente alternativa para boa parte das empresas que necessitam de serviços de transporte. No entanto, ressaltamos que o sucesso dessa solução está diretamente ligado ao relacionamento com a empresa fornecedora das unidades, por isso é importante realizar uma boa pesquisa de mercado antes de celebrar uma parceria. Não se esqueça de elaborar um contrato detalhado com todos os deveres e as obrigações das partes. Isso vai proteger você caso algo saia diferente do esperado, facilitando o entendimento na hora de uma eventual ação judicial.

Gostou de saber um pouco mais sobre a terceirização da frota? Então aproveite seu interesse no tema para aprender mais sobre a gestão do pagamento do frete, otimizando a sua operação!

Você também pode gostar

Deixe um comentário