Quais são os principais tipos de perfis profissionais?

tipos de perfis profissionais
4 minutos para ler

O sucesso de uma empresa resulta da integração dos talentos individuais de sua equipe, o que não seria diferente no cotidiano das frotas. Na realidade, a gestão de uma operação logística exige um olhar ainda mais aguçado do líder em comando, já que se trata de uma área altamente estatística, complexa e prática. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo especial sobre os diferentes tipos de perfis profissionais.

Aqui você aprenderá tudo o que mais importa sobre o tema, entendendo o seu conceito, a sua importância e o seu impacto sobre os resultados da sua operação. Por isso, aproveite para mergulhar neste artigo e descubra como montar o time dos sonhos. Acompanhe!

O conceito de perfil profissional

A ideia de perfil profissional é uma expressão comum nas discussões de empreendedorismo. O termo serve para definir um conjunto de práticas e comportamentos dos quais um colaborador dispõe naturalmente.

Aprender mais sobre o tema permite que você, gestor, encontre um ponto de equilíbrio nas atividades da frota, delegando objetivos com maior eficácia e conseguindo resultados mais eficientes.

A importância de analisar os perfis profissionais

Contratar e liderar. Basicamente, essas são as duas áreas mais beneficiadas pelo know-how no tema. Primeiro, devemos falar de gestão e liderança. Quando você conhece as habilidades específicas dos membros da sua equipe, consegue atribuir as atividades mais adequadas para cada um deles, fazendo com que esses colaboradores explorem o máximo de suas qualidades.

Além disso, o tema também vem a calhar quando você precisa lidar com uma situação emergencial, um momento de expansão ou gerenciamento de crises. Saber com quem contar nesses episódios pode ser determinante para o sucesso da empresa, já que toda situação exige quatro abordagens simultâneas, representadas por aqueles que:

  1. analisam os riscos;
  2. planejam as soluções;
  3. comunicam as mudanças;
  4. e executam o planejamento.

Mas também existe o ponto da contratação. Saber diagnosticar esses perfis em uma conversa é uma habilidade fundamental para qualquer profissional responsável pela admissão de novos colaboradores. Todo período de contratação passa pela necessidade de suprir uma demanda operacional. Por esse motivo, os recrutadores devem selecionar justamente aqueles que são mais capazes de superar os desafios da sua frota.

Powered by Rock Convert

Os 4 principais tipos de perfis profissionais

Então, chega o momento de conhecer essas personas, por meio de seus traços psicológicos e comportamentais. Confira!

1. Analistas

Criativos, lógicos e detalhistas. Esse perfil se encaixa com perfeição em tarefas voltadas para o diagnóstico de problemas e cenários, pois conseguem se dedicar por longos períodos de tempo em atividades monótonas, como a observação estatística de planilhas, rotas e gráficos. Como são dotados de uma visão de longo prazo, podem ser um pouco pessimistas e, portanto, inadequados para comunicar otimismo e motivação à equipe.

2. Planejadores

Serenos, discretos e conscientes. Os planejadores conseguem destilar o caos levantado pelos analistas em uma solução tranquila, elaborando métodos e formatos para contornar os problemas sugeridos por seus colegas. Naturalmente, são pessoas com bom discernimento lógico, pois estão acostumados a lidar com puzzles e resolução de problemas.

3. Comunicadores

Carismáticos, compassivos e otimistas. Os comunicadores são de longe os profissionais mais adaptáveis, pois a sua extroversão permite que eles circulem por uma série de ambientes, pois contam com linguagem amigável e uma postura de empatia. São funcionários indispensáveis na comunicação de boas e más notícias, pois conseguem dissipar a crítica e insatisfação por conta de seu carisma social entre os colegas.

4. Executores

Objetivos, práticos e eficientes. O executor é aquele funcionário que tem a proatividade como um lema de vida, além de se portar com obediência perante qualquer tarefa, pois entende que, se ele recebe um objetivo, a sua única missão é resolver o problema e retornar com os resultados. Esse perfil favorece os cargos mais práticos e menos reflexivos.

Por fim, vale o exercício de pensar nos integrantes da sua equipe. Pare por um momento e reflita nas qualidades de cada um deles, tentando encaixá-los em suas respectivas categorias.

Gostou deste post sobre os diferentes tipos de perfis profissionais? Então aproveite o entusiasmo no tema para aprender mais sobre a gestão de pessoas no transporte!

Você também pode gostar

Deixe um comentário